A Fórmula 1 enfrenta um grande desafio logístico antes do GP da China, segunda etapa da temporada 2025. Após a corrida de abertura em Albert Park, na Austrália, as equipes precisaram transportar rapidamente seus equipamentos para Xangai, mas problemas nos voos de carga causaram atrasos significativos, gerando preocupações nos bastidores.
Segundo um comunicado oficial da FIA, a fornecedora de pneus Pirelli foi uma das afetadas e teve dificuldades para entregar sua carga no Circuito Internacional de Xangai dentro do prazo previsto. No entanto, os pneus fabricados na Itália já chegaram aos boxes e estão disponíveis para as equipes.
Além disso, quatro equipes da F1 – Red Bull, Mercedes, McLaren e Aston Martin – enfrentaram atrasos em seus equipamentos devido a problemas em dois voos saindo de Melbourne, que chegaram a Xangai com mais de oito horas de atraso. Como resultado, essas equipes só puderam iniciar a montagem de seus carros na tarde de quarta-feira (19), o que impactou o cronograma de preparação para o fim de semana.
FIA permite quebra do toque de recolher para evitar atrasos
Para minimizar os impactos dos atrasos, a FIA autorizou as equipes a quebrarem o toque de recolher, permitindo que os mecânicos trabalhem durante a madrugada para concluir a montagem dos carros a tempo da única sessão de treinos livres do fim de semana.
Normalmente, as equipes têm cinco horas e meia para realizar os preparativos na quarta-feira, tempo que já havia sido estendido em 30 minutos devido às dificuldades da Pirelli. Agora, com a permissão especial, os times poderão ultrapassar esse limite para garantir que tudo esteja pronto.
Apesar dos desafios logísticos, não há risco de cancelamento ou atraso na sessão de treinos livres, programada para sexta-feira às 11h30 no horário local. No entanto, os mecânicos das equipes afetadas enfrentarão jornadas exaustivas, especialmente por se tratar de uma rodada dupla entre Austrália e China, algo fisicamente exigente para as equipes.
“Não há preocupações em relação aos treinos livres, mas esses dias serão de muitas noites sem descanso para nossos mecânicos”, afirmou um integrante de uma das equipes ao Motorsport.com.
Agora, a expectativa é que todas as equipes consigam completar seus preparativos a tempo para o início oficial das atividades de pista no GP da China, que também marcará a primeira corrida sprint da temporada 2025.