A FIA está considerando reintroduzir regras de lastro para regular o peso médio dos pilotos na temporada de 2025 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), com a possibilidade de implementação ainda no Prologue Test em Qatar.
Essas regulamentações, que estiveram em vigor durante a era dos LMP1 Hybrid, têm como objetivo aumentar a paridade entre as equipes, igualando o peso dos pilotos em cada carro a uma média estabelecida. No passado, o peso médio dos pilotos (incluindo equipamento) nas equipes LMP1 era fixado em 80 kg, com o lastro sendo ajustado conforme necessário. Contudo, essa regra foi removida quando a era Hypercar teve início.
Especulações sobre a reintrodução dessa regra começaram a circular e o cronograma atualizado do Prologue incluiu pesagens obrigatórias para todos os pilotos das duas classes. “É absolutamente necessário. Isso tem sido um absurdo. Temos pilotos que pesam significativamente menos e conseguem compensar o lastro de BoP. É loucura que isso não tenha sido pensado antes”, afirmou um piloto da Hypercar à RACER.
Apesar da realização das primeiras pesagens no dia de hoje, ainda não foi emitido um boletim confirmando uma nova regra, e nenhuma decisão final foi comunicada às equipes até o momento.
Existem também pontos a serem definidos, como a possibilidade de pesagens aleatórias durante a temporada para garantir justiça e as penalidades que poderiam ser aplicadas em caso de descumprimento. “Vamos precisar de verificações aleatórias?”, perguntou um diretor de equipe da Hypercar, que preferiu permanecer anônimo. “O peso de um piloto pode mudar muito, e para ser justo, algo assim deve ser implementado.”
O peso médio parece já estar decidido e acredita-se que seja de 82 kg (181 lbs) por linha de pilotos. “Ainda não recebemos confirmação de que isso estará 100% nas regras, mas fui informado por fontes confiáveis que isso está acontecendo, pelo menos para nossa classe.”
Essa mudança é considerada um grande passo, com impacto direto no desempenho das equipes. Alguns pilotos, que antes estavam em desvantagem por seu peso, podem agora ter mais igualdade nas corridas. Estima-se que no Qatar, cada 10 kg de diferença no peso dos pilotos possam afetar o tempo de volta em até uma décima e meia, e no caso da Hypercar, o impacto seria o dobro disso.