O GP de São Paulo de F1 2025 trouxe mais do que disputas acirradas em Interlagos, também rendeu punições a Oliver Bearman e Oscar Piastri. Ambos os pilotos receberam pontos de penalidade em suas superlicenças, o que altera a situação geral no sistema de controle disciplinar da categoria.
Durante a corrida sprint, Bearman foi considerado culpado por um toque com Liam Lawson e, como consequência, recebeu um ponto de punição. Já na prova principal, Oscar Piastri, da McLaren, foi responsabilizado por um acidente com Kimi Antonelli, da Mercedes, durante a relargada após o safety car. O australiano foi punido com 10 segundos no tempo final de prova e dois pontos na superlicença.
De acordo com o regulamento da FIA, quando um piloto acumula 12 pontos de punição em um período de 12 meses, ele é automaticamente suspenso por uma corrida. Esses pontos expiram após um ano, a contar da data em que foram aplicados.
Com as novas penalizações, Bearman passa a somar nove pontos, ficando entre os mais próximos de uma suspensão. Logo atrás aparecem Liam Lawson, Lance Stroll e Yuki Tsunoda, cada um com sete pontos. Já outros piltos estão mais tranquilos como George Russell, Franco Colapinto, Charles Leclerc e Esteban Ocon, todos com apenas um ponto em suas carteiras.