Oscar Piastri mostrou um desempenho forte no GP do Japão de F1 2025 e acredita que poderia ter ido além do terceiro lugar no pódio. O australiano da McLaren revelou que sentia ter ritmo suficiente para alcançar Max Verstappen, mas acabou “preso” atrás do companheiro Lando Norris durante boa parte da corrida.
Verstappen venceu com autoridade em Suzuka, enquanto Norris cruzou em segundo, sustentando a posição mesmo com Piastri demonstrando mais velocidade. A McLaren optou por manter as ordens de equipe, e o australiano teve que se contentar com o terceiro posto — o que não o deixou totalmente satisfeito.
“Acho que o ritmo hoje foi muito, muito bom. Estava bastante contente com isso. Cheguei perto algumas vezes e tentei pressionar, mas a posição de pista aqui é fundamental”, avaliou Piastri após a corrida.
O piloto admitiu que perdeu a chance de lutar pela vitória ao não conseguir uma melhor classificação no sábado: “Acho que ontem era efetivamente o dia para vencer a corrida e não fiz um bom trabalho. Então, vou ficar com o pódio.”
Norris, que largou à frente, não conseguiu ameaçar Verstappen em nenhum momento. Já Piastri afirmou que, com a posição de pista do britânico, teria potencial para se aproximar do líder da Red Bull: “Não havia muito mais, para ser honesto, mas senti que tinha um ritmo muito forte e, se tivesse a posição de pista, poderia alcançar Max.”
Apesar disso, o australiano destacou os pontos positivos do fim de semana: “O ritmo foi incrível. Da próxima vez, preciso me certificar de que estou em uma posição melhor para tirar proveito disso.”
Sobre a estratégia da equipe, Piastri revelou que seu pit stop antecipado teve como objetivo conter os ataques de George Russell e outros rivais mais atrás: “Eu estava começando a sofrer um pouco com o meio e estava na janela para fazer um pit stop de qualquer maneira, então sim, essa era a ideia na época e sim, quero dizer, vou falar com a equipe sobre qual era o plano deles, mas acho que foi uma boa estratégia.”
Mesmo sem vencer, o fim de semana em Suzuka reforça o crescimento da McLaren e a consistência de Piastri, que segue cada vez mais consolidado como uma peça importante no cenário da F1.