A F1 deu início ao fim de semana do GP do Japão com domínio da McLaren nos dois primeiros treinos livres. Na madrugada desta sexta-feira (4), Lando Norris foi o mais rápido no TL1, enquanto Oscar Piastri liderou o TL2, consolidando o favoritismo da equipe britânica no circuito de Suzuka. O brasileiro Gabriel Bortoleto, em evolução, terminou o segundo treino em 13º lugar.
TL1 – Norris lidera, e Bortoleto fecha em 20º
O primeiro treino livre em Suzuka foi relativamente tranquilo, com Lando Norris fechando na liderança com o tempo de 1m28s549. George Russell (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari) completaram os três primeiros. O destaque inicial ficou por conta de Yuki Tsunoda, que abriu as atividades como titular da Red Bull e rapidamente figurou entre os primeiros.
Gabriel Bortoleto finalizou a sessão em 20º lugar, enquanto seu companheiro na Sauber, Nico Hulkenberg, testava as novas atualizações do carro. A estratégia visava comparar o desempenho entre os dois setups.
Durante a sessão, pilotos como Andrea Kimi Antonelli e Oscar Piastri chegaram a ocupar o top 3. Um momento curioso envolveu Carlos Sainz, que errou a entrada nos boxes por esquecer a posição da garagem da Williams. Na reta final do treino, Norris melhorou sua volta e desbancou Russell para garantir o primeiro lugar.
TL2 – Piastri brilha, sessão marcada por bandeiras vermelhas
O segundo treino livre foi bastante interrompido por incidentes. Oscar Piastri marcou 1m28s163 e liderou a sessão, seguido por Norris e Isack Hadjar. Gabriel Bortoleto mostrou recuperação e terminou na 13ª posição, seu melhor desempenho do dia.
Jack Doohan foi o responsável pela primeira bandeira vermelha, após perder o controle de sua Alpine ao entrar na curva 1 com o DRS aberto, o que causou uma forte batida na barreira de pneus. Em seguida, Fernando Alonso escorregou na zebra e ficou preso na brita, causando nova interrupção.
O treino ainda foi encerrado devido a um pequeno incêndio na grama ao lado da pista. Mesmo com o tempo reduzido, os pilotos aproveitaram os minutos finais para marcar voltas rápidas, com alternância constante nas primeiras posições até o cronômetro ser zerado.