A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o Automobile Club de l’Ouest (ACO) abriram oficialmente o processo de licitação para selecionar os fornecedores dos chassis que vão compor a próxima geração da classe LMP2 a partir da temporada 2028. A iniciativa segue a recente abertura do edital para a escolha dos motores da categoria e integra a reformulação técnica do endurance global.
Atualmente, ORECA, Dallara, Multimatic e Ligier são os quatro fabricantes credenciados para fornecer os chassis LMP2. No entanto, a partir de 2028, o número de construtores será limitado a no máximo dois. Os novos chassis serão utilizados em competições como o FIA World Endurance Championship (WEC), European Le Mans Series (ELMS), Asian Le Mans Series e IMSA SportsCar Championship (mediante contrato específico).
O processo será aberto a todos os interessados, não restrito às marcas já envolvidas. A decisão anterior de obrigar que os chassis fossem baseados em modelos da plataforma LMDh foi descartada, ampliando as possibilidades de desenvolvimento. As fabricantes selecionadas deverão garantir a produção de carros até o final da temporada 2032 e assegurar o fornecimento de peças por pelo menos 10 anos.
A data limite para envio de propostas é 9 de maio de 2025, com a divulgação das fabricantes escolhidas prevista para 10 de junho, durante a semana das 24 Horas de Le Mans.
Além da estrutura do carro, o edital exige que os fabricantes apresentem o projeto visual da carroceria e detalhem o custo do chassi pronto para corrida, bem como a precificação de peças avulsas ou em subconjuntos.
A expectativa é de que cerca de 40 unidades sejam produzidas para cobrir as demandas das competições oficiais e testes ao longo de cada temporada. Além disso, os fabricantes precisarão fornecer entre quatro e seis pacotes completos de peças sobressalentes no início de cada evento.