A FIA aprovou a introdução de uma nova tecnologia de resfriamento para os pilotos da Fórmula 1 na temporada de 2025, mas decidiu não tornar o uso do sistema obrigatório. De acordo com informações da revista britânica Autosport, a solução adotada é o Cypher Pro Micro Cooler, desenvolvido pela Chillout Motorsports, uma camisa com tubos de resfriamento que bombeiam fluido armazenado em uma caixa equipada com microprocessador.
Inicialmente, a FIA havia considerado a ideia de implementar um sistema de ar-condicionado nos cockpits, mas devido à complexidade do projeto, a entidade optou por uma solução mais prática e vestível. O novo sistema, que tem como objetivo amenizar os impactos do calor extremo, estará disponível para os pilotos sempre que a temperatura ambiente nos circuitos atingir 31°C, parâmetro estabelecido pela FIA.
Embora o uso do sistema não seja obrigatório, quem escolher não utilizá-lo deverá carregar um lastro extra de 500g no cockpit para evitar uma possível vantagem competitiva. Além disso, a partir de 2026, o sistema será incorporado diretamente aos carros, tornando-se uma parte permanente do design dos veículos.
A decisão da FIA de intensificar os estudos sobre medidas contra o calor veio após os eventos extremos no GP do Catar de 2023, quando pilotos como Logan Sargeant e Esteban Ocon sofreram episódios de desidratação e insolação devido às altas temperaturas, e Lance Stroll desmaiou durante a corrida.