A Ferrari AF Corse anunciou uma série de atualizações focadas na confiabilidade do 499P para a temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), além de um novo design de pintura. A equipe italiana busca a terceira vitória consecutiva em Le Mans e seu primeiro título mundial de fabricantes na classe Hypercar.
O tradicional vermelho da Ferrari terá um tom mais escuro em comparação com os anos anteriores, prestando homenagem a modelos de corrida icônicos da marca. Já as faixas amarelas “Giallo Modena”, que antes estavam na parte inferior do carro, agora se estendem para as laterais. A nova pintura combina acabamento brilhante, para maior visibilidade à noite, com detalhes foscos, inspirados no design da Scuderia Ferrari na Fórmula 1.
Mudanças técnicas para melhorar a resistência do carro
Além da nova pintura, a Ferrari também aprimorou a estrutura do 499P, especialmente após a introdução de um Joker de desempenho no meio da temporada 2024. Na época, as atualizações incluíram um novo sistema de refrigeração dos freios e ajustes aerodinâmicos na parte dianteira do carro. Para 2025, a montadora foca em tornar o carro mais durável, sem necessidade de mais Jokers, conforme explicou Ferdinando Cannizzo, chefe de desenvolvimento de carros de endurance da Ferrari.
“O carro parece o mesmo, sem mudanças visíveis na carroceria, mas passamos a segunda metade de 2024 e o inverno trabalhando para melhorar a confiabilidade”, destacou Cannizzo.
Ele revelou que 50% das modificações foram voltadas para durabilidade, enquanto 25% estão relacionadas a novas regulamentações, como a posição do painel de identificação do carro. O restante das mudanças busca otimizar a performance, sem alterar a estrutura do carro, mas explorando melhor os pneus, a aerodinâmica e outros componentes.
Intensa programação de testes antes da temporada
Nos últimos 12 meses, a Ferrari testou o 499P em diversos circuitos, incluindo Lusail, no Catar, onde completou cerca de 15.000 km em 16 dias de testes. Para maximizar a quilometragem, a equipe estendeu as sessões de pista das 8h até a meia-noite, em vez do habitual 9h às 17h.
“Para uma validação eficaz, precisamos de 8 a 10 mil quilômetros de testes”, explicou Cannizzo. “Isso é um grande desafio, considerando as restrições impostas aos fabricantes de Hypercars.”
Quando questionado sobre quais áreas do carro foram aprimoradas, Cannizzo afirmou que “todas sofreram modificações”, incluindo suspensão, sistema elétrico e componentes estruturais. As mudanças, segundo ele, não devem aumentar a potência do carro, mas trazer mais consistência ao longo das corridas.
A importância da confiabilidade para o título
Apesar do ritmo competitivo demonstrado nas duas últimas temporadas, a Ferrari enfrentou desafios com problemas mecânicos em 2024. O carro #51 sofreu abandonos em COTA e Fuji devido a falhas no sistema de transmissão e no híbrido, enquanto o #83 enfrentou problemas no sistema híbrido em Le Mans.
Com os ajustes implementados, a Ferrari acredita que poderá competir de igual para igual com Porsche e Toyota ao longo de toda a temporada, visando o título.
“Ainda somos uma equipe jovem no WEC. Aprendemos algo novo a cada corrida e trabalhamos duro no final da temporada passada e durante o inverno para evoluir”, destacou Cannizzo. “Para vencer este ano, precisamos de um carro rápido, mas também de eficiência operacional e estratégia impecável. Qualquer erro pode custar pontos preciosos.”
Planos para o futuro e novas atualizações em 2026
Embora a Ferrari tenha implementado diversas melhorias para 2025, a montadora já planeja novas atualizações para os próximos anos. Cannizzo confirmou que mais “Jokers” estão sendo desenvolvidos, mas que as atualizações significativas só devem ser introduzidas a partir de 2026, devido às restrições impostas pela FIA e pelo IMSA sobre mudanças no desempenho durante a temporada.
“Embora não haja uma proibição formal para 2025, há uma diretriz clara limitando atualizações de desempenho. Por isso, nossos testes atuais já estão focados no futuro, visando 2026 ou 2027“, concluiu Cannizzo.
A temporada 2025 do WEC começa em 28 de fevereiro, com a disputa dos 1812 km do Catar, e contará com oito etapas, incluindo passagens por Itália, Bélgica, França, Brasil, Estados Unidos, Japão e Bahrein.