Helio Castroneves segue firme no sonho de conquistar sua quinta vitória na Indy 500. Mesmo com uma classificação abaixo do esperado — vai largar em 22º lugar no domingo (25) — o brasileiro da Meyer Shank Racing acredita que ainda há muito potencial para crescer, especialmente após mostrar bom desempenho no último treino livre da segunda-feira (19), em que foi o segundo mais rápido.
Em entrevista ao Grande Prêmio, Castroneves afirmou que ainda há uma “grande margem de melhora” até a corrida e relembrou o GP de 2017 como exemplo de superação. Naquele ano, enfrentou dificuldades similares e quase venceu a prova, sendo superado apenas por Takuma Sato.
“O ritmo de corrida não está ruim, mas também não é o melhor. Passei muito tempo nos boxes por conta de ajustes nas marchas, andei pouco com o carro no limite. Mas sei que ainda dá para evoluir bastante na sexta-feira”, comentou, se referindo ao tradicional Carb Day, último treino antes da corrida.
O tetracampeão de Indianápolis reconheceu que o carro ainda não está ideal, mas mantém otimismo. “Já estive em situações piores, como em 2017. Naquela época, a Honda estava melhor que a Chevrolet, e mesmo assim terminamos em segundo. Não está nada perdido, só precisamos ser realistas e trabalhar”, completou.
Ciente da força dos concorrentes, Castroneves apontou cerca de “seis ou sete carros” como mais rápidos, incluindo os da Penske e Ganassi. Ainda assim, ele acredita que pode tirar proveito da situação, especialmente com a punição imposta aos companheiros de equipe de Josef Newgarden e Will Power, que também largarão no fundo do pelotão após problemas na inspeção técnica.
“Talvez dê para pegar o vácuo das Penske vindo de trás. Nessa corrida tudo pode acontecer. Uma bandeira amarela, uma estratégia alternativa… temos de usar todas as armas quando a situação não é ideal. Diria que estamos num 6,5 agora, mas eu quero chegar no 10”, finalizou.
A largada das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para o próximo domingo (25), às 13h (horário de Brasília). Castroneves busca se tornar o único pentacampeão da história da prova mais tradicional do automobilismo norte-americano.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!