O plano de levar a Fórmula E para as ruas de Phoenix, no estado do Arizona (EUA), precisou ser adiado, mas não abandonado. A cidade segue determinada em se tornar uma das sedes oficiais da categoria elétrica e projeta a inclusão no calendário a partir da temporada 2027, conforme revelou Brad Wright, representante do Comitê Anfitrião local, em entrevista ao portal The Race.
Originalmente, a intenção era estrear já na temporada 2025/26. O projeto chegou a avançar significativamente, com apoio direto da prefeitura de Phoenix, além de elogios da FIA e da organização da Fórmula E. No entanto, a proposta esbarrou em um impasse com a vizinha Tempe, cujos territórios estavam incluídos no traçado do circuito urbano.
Segundo Wright, apesar de acordos verbais positivos, a administração de Tempe recuou na fase final de negociações, inviabilizando o evento. “Recebemos retornos positivos da Fórmula E e da FIA. A cidade de Phoenix foi incrível e totalmente comprometida. Já Tempe, mesmo após garantir apoio inicial, decidiu não autorizar a corrida em sua área”, explicou.
Diante disso, o traçado que cruzava dois municípios foi descartado. Wright informou que a equipe já trabalha em novas alternativas dentro de Phoenix, sem dependência de áreas externas. “Não retornaremos a Tempe. Projetar circuitos em zonas urbanas envolve complexidade, especialmente com múltiplas jurisdições e proprietários. Agora, buscamos novos caminhos viáveis e com grande potencial”, destacou.
Apesar do contratempo, o otimismo segue firme. O objetivo é transformar Phoenix na referência da Fórmula E nos Estados Unidos, em um cenário onde atualmente a categoria realiza etapa apenas em Miami. Wright, inclusive, sonha com uma eventual dobradinha americana no calendário.
“Phoenix quer ser mais que sede de uma corrida. Queremos ser reconhecidos como a casa da Fórmula E nos EUA. Temos estrutura, clima ideal e apoio institucional para abraçar a categoria com entusiasmo”, disse.
A nova meta é garantir espaço no cronograma da temporada 2027, preferencialmente no início do ano. “Acreditamos que um evento entre o fim de janeiro e fevereiro seria o cenário ideal para todos os envolvidos”, completou Wright.
A Fórmula E encerrou recentemente sua temporada 2024/25 e retorna às pistas oficialmente em 6 de dezembro, com o ePrix de São Paulo, que abrirá o próximo campeonato da categoria elétrica.
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