A Cupra Kiro saiu do eP de Tóquio com um expressivo terceiro lugar com Dan Ticktum na corrida 2, marcando seu primeiro pódio na atual temporada da Fórmula E. Utilizando um trem de força da Porsche com especificação de 2024, a escuderia demonstrou força mesmo sem contar com a versão mais atualizada do equipamento, e agora já mira a era Gen4 com grandes expectativas.
Em entrevista ao site alemão eFormel, o chefe da equipe, Alex Hui, destacou a importância da parceria técnica com a Porsche e afirmou que o carro atual tem potencial para brigar por vitórias. “A experiência com o trem de força da Porsche tem sido muito positiva. Em algumas etapas, mostramos desempenho semelhante ao da equipe oficial e até superamos a Andretti, que também usa o mesmo conjunto motriz”, comentou.
Apesar das diferenças técnicas entre o modelo utilizado pela Cupra Kiro e o da equipe de fábrica — principalmente por conta da ausência dos novos pneus na versão antiga — Hui acredita que a equipe está se adaptando rapidamente. “Os carros são 90% idênticos, mas os 10% restantes fazem a diferença. Estamos aprendendo a lidar com essas nuances para explorar todo o potencial do carro”, explicou.
Com o início da nova era Gen4 previsto para 2026, Hui quer consolidar a parceria com a Porsche para garantir igualdade de condições técnicas com as equipes oficiais. “Se seguirmos com a Porsche na Gen4, teremos o mesmo carro que eles. Acreditamos que isso nos permitirá lutar por vitórias e um lugar no top-3 com frequência”, disse o dirigente, revelando que as conversas para a renovação da parceria devem acontecer entre junho e julho deste ano.
Hui também destacou o bom relacionamento com as duas marcas do Grupo Volkswagen envolvidas no projeto: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Cupra como patrocinadora principal e com a Porsche como fornecedora de motores. Há outras possibilidades no paddock, mas neste momento nossa relação é excelente com as duas.”
A Cupra Kiro segue firme na temporada 2025 da Fórmula E e volta à pista no próximo fim de semana, com a rodada dupla do eP de Xangai, nos dias 31 de maio e 1º de junho, na China. A equipe busca manter o bom momento e se aproximar das líderes em um ano de grande aprendizado e promissora projeção futura.