Mais uma vez, a F1 começará a temporada com duas opções de pneus para os dias de chuva. No entanto, isso pode mudar para 2027. A Pirelli manteve os pneus intermediários e os de pista muito molhada para 2026, mas explicou que pretende reavaliar. Segundo Mario Isola, diretor da empresa na divisão do automobilismo, a proposta de haver apenas uma opção de compostos para os dias de chuva ainda existe, mas foi postergada.
Via de regra, o pneu de intermediário é utilizado, mas o de pista molhada raramente entra em ação. Isso porque o composto projetado para lidar com mais água na pista também é o que causa mais spray e piora a visibilidade durante a prova. Em 2026, todavia, o cenário pode mudar, graças às mudanças no regulamento.
“Algo mudará com a água, mas ninguém é capaz de quantificar. A FIA [Federação Internacional de Automobilismo] fez alguns testes para ver se é possível limitar a visibilidade. No entanto, todos percebemos que grande parte do spray vinha do difusor“, disse Isola, em entrevista ao portal italiano Auto Racer.
“Em teoria, portanto, os novos carros deveriam levantar menos água. Agora temos pneus menores, então esperamos uma visibilidade melhor. Por isso, quando propusemos um desenho único e não intermediário e molhado, a decisão foi mantê-los em 2026, ver se o pneu de pista molhada pode ser utilizável, fazer algumas considerações e depois avaliar para 2027″, acrescentou o dirigente.
Isola também comentou sobre o desempenho dos pneus nos primeiros testes da F1 em Barcelona, destacando que os números ainda não refletem o verdadeiro potencial dos carros.
“O desempenho não me parece dramaticamente diferente do ano passado, considerando que ninguém acelerou e que os carros foram colocados na pista pela primeira vez”, complementou o diretor da Pirelli.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
