A Honda Racing Corporation (HRC), responsável pelo programa da Acura no IMSA SportsCar Championship, avalia a possibilidade de ingressar no Mundial de Endurance (WEC) na categoria de hipercarros. A revelação foi feita por David Salters, presidente da divisão norte-americana da Honda, que destacou o crescimento do WEC e a importância da tradicional 24 Horas de Le Mans como motivações para esse possível novo desafio da montadora japonesa.
“Estamos interessados? Sim, temos um carro incrível. O WEC está crescendo e, claro, Le Mans é Le Mans. Agora precisamos analisar se faz sentido para a Honda, tanto do ponto de vista econômico quanto estratégico”, afirmou Salters à revista Racer.
Trabalho nos bastidores e viabilidade do projeto
Apesar do interesse, a entrada da Honda no WEC ainda precisa ser alinhada com a matriz global da marca, além de passar por avaliações financeiras detalhadas. Segundo Salters, a montadora já trabalha nos bastidores para viabilizar a entrada na competição.
“Podemos dizer que estamos interessados e trabalhando nos bastidores. Mas todas essas decisões precisam fazer sentido olhando para o futuro”, destacou o dirigente.
O presidente da Honda Racing nos EUA também elogiou o trabalho da organização do WEC, enfatizando que a categoria está em uma fase sólida e bem estruturada.
“O WEC tem feito um trabalho incrível e está muito saudável. Ter um carro lá seria ótimo. Estamos sempre avaliando essa possibilidade de forma séria, analisando como tudo pode se encaixar.”
O crescimento do endurance e o impacto do IMSA SportsCar
Além do Mundial de Endurance, Salters destacou o crescimento do IMSA SportsCar Championship, categoria em que a Honda já compete com o Acura ARX-06.
O desempenho recente da marca japonesa foi reforçado pelo segundo lugar nas 24 Horas de Daytona, com o carro da Meyer Shank Racing, pilotado por Tom Blomqvist, pressionando Felipe Nasr, vencedor da prova com o Porsche Penske #7.
“O IMSA também está crescendo e fazendo um ótimo trabalho. Quando olho para o outro lado do oceano, vejo que o WEC segue a mesma trajetória. O resultado disso tudo é claro: o endurance está em ascensão.”
Calendário do WEC e próximos desafios do endurance
A temporada 2025 do WEC começa no dia 28 de fevereiro, com os 1.812 km do Catar. Antes disso, a categoria realiza o Prólogo, também no Catar. O campeonato terá oito etapas, passando por Itália, Bélgica, França, Brasil, Estados Unidos, Japão e Bahrein.
Enquanto isso, o IMSA SportsCar já iniciou sua temporada com as 24 Horas de Daytona, e agora segue para as 12 Horas de Sebring, marcadas para o dia 15 de março, com a Aston Martin na pista.
Se a entrada da Honda no WEC se confirmar, a montadora japonesa poderá se juntar a um grid cada vez mais competitivo no endurance mundial, consolidando sua presença na categoria que tem Le Mans como um de seus maiores objetivos.