Com 14 horas de testes do Prologue já registradas, o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) se prepara para a temporada de 2025 com expectativas altas. A primeira sessão oficial de treinos livres ocorrerá em breve, mas as impressões do Prologue indicam que a briga pelo título promete ser mais equilibrada do que nunca, com diversas equipes se destacando.
Embora os testes nem sempre reflitam o verdadeiro potencial das equipes, especialmente em uma categoria com Balance of Performance, os dados e conversas nos bastidores sugerem que a hegemonia de Toyota, Ferrari e Porsche nos últimos anos pode ter chegado ao fim. As equipes da BMW, Alpine, Peugeot e Cadillac mostraram avanços significativos, diminuindo a distância entre os líderes e os concorrentes do meio de pelotão.
Nos testes realizados no circuito de Lusail, no Catar, com algumas modificações no traçado, a competitividade foi visível, com times variando entre simulações de qualificação e longas distâncias com os compostos de pneus médios e duros da Michelin. Ao final, todos, exceto os Aston Martin Valkyries e o Porsche da Proton Competition, estavam muito próximos em termos de desempenho.
Olhando para os tempos combinados, 15 dos 18 carros mais rápidos foram registrados nas últimas sessões, e os 10 primeiros lugares foram separados por menos de um segundo, com todos os carros quebrando a barreira de 1m40s.
Vincent Vosse, chefe da BMW M Team WRT, compartilhou seu otimismo com o bom desempenho da equipe, mas comedido quanto a um possível excesso de confiança. “Foi um passo importante em termos de desempenho, e estamos em uma boa janela”, afirmou. “O circuito de Lusail é desafiador, e a temperatura tem grande impacto, mas estamos confiantes.”
A Toyota Gazoo Racing, campeã dos fabricantes, foi a que mais completou voltas, com 792 passagens pelo circuito. Embora não se tenha mostrado a mais veloz, a equipe continua sendo uma grande competidora, sempre com um bom planejamento e capacidade de adaptação.
Por outro lado, a estreia dos Aston Martin Valkyries chamou a atenção, com sua impressionante performance inicial. Adam Carter, chefe de endurance da Aston Martin, expressou sua satisfação com o desempenho da equipe e a boa adaptação dos carros, que “soaram incríveis e rodaram como relógio.”
No campo de LMGT3, a surpresa foi a Lexus, que dominou as sessões de sexta-feira, enquanto Corvette e Ferrari dividiram os melhores tempos no sábado. A competição na categoria promete ser forte, com apenas um segundo separando os 12 carros mais rápidos.
Apesar de alguns contratempos, como o incêndio no Mustang da Proton e o acidente do Racing Spirit of Leman, os times estão prontos para se recuperar e se preparar para os próximos desafios.
Com a temporada se aproximando, o WEC 2025 está mais imprevisível do que nunca, e a disputa promete ser acirrada até o último minuto.