Ricardo Zonta construiu uma carreira que atravessa décadas e diferentes categorias do automobilismo. Depois de se destacar nos campeonatos de base, o paranaense viveu a experiência da Fórmula 1 por oito temporadas e integrou a Toyota nos anos 2000, período em que também participou de programas de desenvolvimento ao lado da montadora.
Desde a chegada da Toyota Gazoo Racing à BRB Stock Car Pro Series, em 2020, Zonta esteve em destaque. Foi ele quem conquistou a primeira vitória da Toyota na categoria, ao vencer a etapa de estreia da fabricante, em 2020, no Autódromo de Goiânia.
“É uma honra continuar com a Toyota Gazoo Racing na BRB Stock Car Pro Series e agora na equipe oficial, neste novo capítulo da minha carreira. Estou muito motivado. O Maurício Ferreira, chefe da equipe, tem um time consolidado, um dos maiores da competição, com dois títulos na categoria”, afirmou Zonta.
A trajetória do piloto com a Toyota vai além dos resultados: a parceria inclui anos de trabalho em desenvolvimento e performance, alinhados à filosofia de competição da marca no automobilismo mundial.
Em 2026, a BRB Stock Car Pro Series chega à 47ª edição de sua história. A temporada também marca o retorno dos motores V8, com a expectativa de disputas ainda mais intensas por centésimos de segundo.
A presença de Zonta na Full Time Toyota Gazoo Racing reforça a estratégia da montadora de unir tradição e performance: a experiência de um piloto com histórico na marca desde a Fórmula 1 e a ambição de competir no mais alto nível da Stock Car brasileira.
O chefe da equipe Full Time, Maurício Ferreira, destacou a importância da chegada de Zonta ao time oficial:
“É um grande prazer receber na Full Time um cara com a história do Zonta, que correu na Fórmula 1 com a Toyota e agora, depois de tantos anos, volta a correr em uma equipe oficial da marca. Além disso, ele tem histórico de grandes resultados na Stock Car e, sem dúvida, trará muito aprendizado para o time.”
Ferreira ainda relembrou uma parceria anterior:
“Poucos se lembram, mas já tive a oportunidade de trabalhar na equipe dele na Stock Car em 2008, na então equipe RZ. Ele revezava no carro com o Júlio Campos, e eu fui engenheiro desse carro por algumas corridas. Na ocasião, conquistamos pontos importantes na luta pelo não rebaixamento da equipe. Agora, depois de 18 anos, voltamos a trabalhar juntos — desta vez na Full Time em busca de grandes resultados na categoria!”
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
