Lando Norris iniciou a pré-temporada da Fórmula 1 com um desempenho sólido, registrando o melhor tempo do primeiro dia de testes no Bahrein. O piloto da McLaren, que venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi no encerramento da temporada passada, manteve o ritmo e marcou 1min30s430, liderando as atividades no primeiro dos três dias de ensaios no Oriente Médio.
Norris esteve ao volante durante a sessão da tarde, quando todas as dez equipes levaram seus carros à pista de forma coletiva pela primeira vez em 2025. Seu tempo ficou apenas meio segundo acima da volta mais rápida registrada em toda a pré-temporada do ano passado.
O britânico alcançou a marca em meio a condições atípicas para o Bahrein, com temperaturas raramente passando dos 10ºC. No entanto, não foi o clima que causou a paralisação das atividades no fim da tarde. Com duas horas restantes para o término da sessão, uma falha elétrica repentina desligou os refletores do circuito e mergulhou os boxes e o paddock na escuridão, levando a direção de prova a acionar a bandeira vermelha.
Mais tarde, o Circuito Internacional do Bahrein informou que o problema foi provocado por uma falha externa na subestação elétrica. O fornecimento de energia levou mais de uma hora para ser restabelecido, permitindo a retomada dos testes às 18h10 no horário local. Para compensar o tempo perdido, a sessão foi estendida em uma hora, encerrando-se às 20h.
Os tempos mais rápidos do dia foram registrados após a retomada das atividades. Norris, com pneus C3, garantiu a liderança, ficando 0s157 à frente de George Russell, da Mercedes, e 0s250 de Max Verstappen, da Red Bull, que completou 74 voltas na sessão da tarde.
Verstappen, atual campeão da categoria, assumiu o carro da Red Bull após Liam Lawson pilotar na parte da manhã. O neozelandês, que disputa sua primeira temporada completa na F1, teve um início agitado, rodando na Curva 3 logo cedo. Apesar do susto, conseguiu evitar danos e fechou o dia na oitava posição.
Ferrari apresenta mudanças e Leclerc se destaca
Charles Leclerc colocou a Ferrari na quarta posição, pilotando um carro que chamou a atenção no paddock. O chefe da Red Bull, Christian Horner, destacou o modelo como um dos mais inovadores em relação ao restante do grid. A nova suspensão dianteira e o entre-eixos alongado são algumas das principais alterações da equipe italiana.
Leclerc terminou o dia 0s448 atrás de Norris. Já seu novo companheiro de equipe, Lewis Hamilton, foi um dos pilotos mais observados ao iniciar os trabalhos da Ferrari na parte da manhã. O heptacampeão completou 70 voltas, mas enfrentou dificuldades na Curva 11, onde o SF-75 demonstrou instabilidade na traseira.
Os ventos fortes na região contribuíram para o problema, e Hamilton não foi o único a sofrer na curva: Alex Albon e Gabriel Bortoleto também escaparam nesse ponto da pista antes do intervalo para o almoço.
Sainz se adapta à Williams e Antonelli surpreende na Mercedes
Agora na Williams, Carlos Sainz teve uma tarde produtiva e manteve um desempenho próximo ao de Leclerc, mesmo não sendo mais companheiro do monegasco. O espanhol completou 68 voltas e marcou 1min30s944, ficando apenas 0s077 atrás do piloto da Ferrari.
Entre os novatos, Kimi Antonelli teve uma estreia positiva na Mercedes. O jovem piloto dominou a sessão matutina e terminou a manhã na liderança com 1min31s428. No entanto, ao fim do dia, caiu para a sétima posição no geral.
Equipes acumulam quilometragem significativa
Com a maioria dos carros sendo evoluções dos modelos de 2024, a confiabilidade dos novos monopostos foi um dos destaques do dia. Nove das dez equipes ultrapassaram facilmente a marca de 100 voltas, mesmo trocando de pilotos no intervalo do almoço.
A única exceção foi a Aston Martin, que registrou apenas 88 voltas combinadas entre Fernando Alonso e Lance Stroll, terminando em 15º e 16º lugares, respectivamente.
A Haas também ficou nas últimas posições, mas adotou uma abordagem diferente para o primeiro dia de testes. Enquanto Esteban Ocon terminou três segundos atrás do líder, Oliver Bearman ficou cinco segundos distante do topo da tabela. Ainda assim, a equipe norte-americana focou em simulações de corrida com tanque cheio e acumulou a maior quilometragem do dia, completando 160 voltas no total.
