A Fórmula 1 pode estar caminhando para um retorno histórico. A FIA e os organizadores da categoria estão avaliando a possibilidade de estender o regulamento atual até 2027 e reintroduzir os motores V10 já em 2028. Caso a prorrogação não seja viável, os motores híbridos V6 turbo, que entrarão em vigor em 2026, poderiam ser mantidos por apenas três anos, com os V10 retornando em 2029.
O debate ganhou força após o evento F175, em fevereiro, onde as equipes apresentaram os carros para a temporada 2025. Na ocasião, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, sugeriu que a F1 deveria “liderar novas tendências tecnológicas”, incluindo o uso de motores V10 movidos a combustível sustentável. A proposta recebeu apoio de figuras importantes do paddock, como Max Verstappen, Lewis Hamilton, Christian Horner e Toto Wolff.
FIA Avalia Alteração para Evitar Desbalanceamento Técnico
A principal preocupação da FIA e da Fórmula 1 é a possibilidade de que as novas regras de 2026 criem um grande desequilíbrio competitivo. Com a introdução de novos motores, carros e pneus, há o risco de que uma equipe consiga interpretar melhor as regulamentações e disparar na frente da concorrência, prejudicando o espetáculo da categoria.
Além disso, algumas equipes já expressaram descontentamento com a complexidade das novas regras, especialmente no que diz respeito ao novo sistema de recuperação de energia dos motores híbridos.
Fabricantes Divididos Sobre a Mudança
A possibilidade de antecipação dos motores V10 divide opiniões entre as equipes e montadoras da F1. De acordo com informações do veículo alemão Auto Motor und Sport, enquanto Ferrari e Red Bull apoiam a mudança para os V10, outras fabricantes, como Audi e Honda, são totalmente contra a ideia.
Audi, por exemplo, assumiu o controle da Sauber com a promessa de uma nova era híbrida na F1, enquanto a Honda voltou à categoria sob a condição de que os motores de 2026 mantivessem a proposta de sustentabilidade energética. Já a Mercedes se manifestou contrária a qualquer alteração no regulamento de 2026, argumentando que “todos os projetos já foram desenvolvidos para os novos motores”.
Até o momento, nem a FIA nem a Fórmula 1 se posicionaram oficialmente sobre a questão, mas a decisão não pode ser tomada de forma tardia, já que os fabricantes precisam de tempo para desenvolver suas unidades de potência.
O Que Vem Pela Frente?
A discussão sobre a volta dos motores V10 promete agitar o futuro da Fórmula 1. Enquanto a FIA busca manter a competitividade e atrair mais fãs com o som icônico dos V10, fabricantes e equipes precisarão chegar a um consenso para definir o próximo passo da categoria.