A Lamborghini confirmou a suspensão definitiva de seu projeto de hipercarros, o protótipo SC63, que competiria na IMSA GTP. A decisão, que surpreende o mundo do automobilismo, é o resultado de uma “reorientação estratégica de suas atividades esportivas”, após dois anos de investimento e desenvolvimento.
Segundo um porta-voz da montadora, a decisão foi difícil, mas necessária. “Os requisitos de recursos, tanto orçamentários quanto técnicos, superaram nossas previsões iniciais. Fizemos uma avaliação rigorosa e concluímos que, para manter nosso padrão de excelência e competitividade em todas as frentes, a melhor abordagem seria redirecionar nossos esforços para programas que já estão em andamento e com grande potencial,” explicou o representante.
O encerramento do programa WEC Hypercar no último inverno foi o primeiro sinal dessa nova direção. Agora, a Lamborghini se concentra em fortalecer outras iniciativas, como o desenvolvimento do novo Temerario GT3 e a versão Super Trofeo.
Outro fator crucial foi o fim da colaboração com a Iron Lynx. O porta-voz destacou que a mudança forçou a Lamborghini a assumir o financiamento integral da campanha de 2025. “Com o término da parceria e as novas regras do WEC, que exigem no mínimo dois carros por fabricante no Hypercar, o cenário se tornou insustentável. Nosso foco agora é solidificar a base de nossos programas de sucesso existentes e explorar futuras oportunidades que estejam mais alinhadas à nossa visão de longo prazo,” completou.
Apesar do fim do SC63, a empresa reafirma seu compromisso com o automobilismo, que continua sendo “parte integrante do DNA da marca.”
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