O japonês Shigeaki Hattori, ex-piloto da IndyCar e fundador da equipe Hattori Racing Enterprises na Nascar Truck Series, morreu aos 61 anos em um acidente automobilístico ocorrido em Huntersville, na Carolina do Norte no último sábado (5). A confirmação do falecimento veio nesta segunda-feira (7), por meio de um comunicado oficial da equipe. Os detalhes do acidente não foram divulgados.
Nascido em Okayama, Hattori construiu sua carreira nos Estados Unidos a partir dos anos 1990. Como piloto, teve passagem pela Indy Lights — onde conquistou duas vitórias — e estreou na Indy em 1999, competindo inicialmente na CART. Depois, disputou 26 corridas pela IRL entre 2000 e 2003, com destaque para o sexto lugar no GP do Texas em 2002, seu melhor resultado na categoria.
Em 2004, migrou para a Nascar Truck Series como piloto, mas foi como proprietário que alcançou maior notoriedade. Fundou a Hattori Racing Enterprises em 2008, levando sua equipe ao topo da categoria com 14 vitórias e o título da temporada 2018, conquistado pelo piloto Brett Moffitt.
No comunicado oficial, a equipe destacou o legado de Hattori:
“Shige era conhecido por sua determinação implacável, foco e espírito competitivo. Exalava sua paixão e estilo de vida como dono da Hattori. Tinha um talento único para contagiar com uma atitude descontraída e um senso de humor único em suas equipes de corrida, algo que nunca será esquecido. Sentiremos sua falta.”