A IndyCar anunciou uma nova estrutura de liderança para o desenvolvimento do carro de 2027, com a nomeação de dois executivos da Penske Entertainment à frente do projeto. O CEO da Penske Entertainment, Mark Miles, e o COO do Penske Automotive Group, Rich Shearing, assumem a responsabilidade pela criação do futuro chassi e motor da categoria, trazendo uma abordagem não convencional ao processo, já que ambos têm pouca experiência no lado técnico do automobilismo.
A liderança do novo carro, normalmente associada a presidentes de séries e equipes técnicas, conta agora com a presença de profissionais do setor executivo. Miles explicou que sua função será mais observacional, buscando fazer as perguntas certas e garantir a participação dos principais stakeholders. Shearing, conhecido por seu trabalho em desenvolvimento de processos e sistemas, é descrito por muitos como o “quarterback” do projeto, facilitando a colaboração entre os envolvidos, apesar de não ser um engenheiro de corridas.
“Ele tem um excelente histórico em desenvolvimento de processos e conhece muito bem os fornecedores, como a Ilmor, além de possuir grande experiência na área de tecnologia e desenvolvimento de sistemas”, afirmou Miles. Embora Shearing não tenha um título formal, sua contribuição tem sido valiosa para o projeto. A nova liderança destaca o foco da Penske em utilizar seus recursos internos para otimizar o processo de desenvolvimento.
Com a recente mudança na presidência da IndyCar, com Doug Boles substituindo Jay Frye, novas responsabilidades foram atribuídas a Mark Sibla, que continuará a supervisão do projeto do novo carro. A hybridização, que já estava em andamento, é um dos pontos principais da atualização.
Além disso, o projeto do novo carro da IndyCar, que provavelmente será lançado em 2028, está sendo cuidadosamente planejado para garantir que os novos modelos não favoreçam nenhuma marca existente, como Chevrolet ou Honda. “Se conseguirmos lançá-lo em 2027, ótimo, mas não vamos colocar o carro na pista sem ter certeza de que ele está pronto”, disse Miles.
A Penske continua trabalhando de perto com a Dallara para o desenvolvimento do chassi que substituirá o atual modelo DW12, com foco na introdução de novas tecnologias e, possivelmente, na expansão da participação de fabricantes.