A IndyCar fará uma alteração específica para o GP de Thermal, programado para este fim de semana. Devido à alta abrasividade do circuito, a Firestone levará compostos mais resistentes para evitar um desgaste excessivo e manter o equilíbrio estratégico da corrida.
Para a temporada 2025, a Indy solicitou à fabricante de pneus que criasse compostos macios menos duráveis, gerando uma diferença mais significativa em relação aos pneus duros e aumentando a imprevisibilidade das provas. Essa variação teve impacto direto no resultado da etapa de St. Petersburg, onde Álex Palou, Scott Dixon e Josef Newgarden se beneficiaram de uma estratégia baseada no uso prolongado dos pneus primários.
Ajuste Específico para Thermal
Para a corrida no Thermal Club, a Firestone optou por uma abordagem diferente. Enquanto os pneus macios terão características semelhantes aos da temporada 2024, os compostos duros serão ainda mais resistentes, permitindo que os carros suportem a alta degradação do asfalto. Cada piloto contará com seis jogos de pneus duros e quatro de pneus macios, diferentemente da divisão equilibrada aplicada em St. Pete.
Segundo Cara Krstolic, diretora de corridas e engenheira-chefe da Firestone, a mudança foi planejada para proporcionar um melhor desempenho ao longo da prova:
“Durante os testes de pré-temporada, a Indy nos pediu para criar uma distinção mais clara entre os pneus. Em vez de aumentar a maciez do alternativo, como fizemos nos circuitos de rua, optamos por tornar o primário mais resistente. Isso permitirá que os pilotos administrem melhor o desgaste ao longo da corrida”, explicou Krstolic à RACER.
Além disso, a introdução do sistema híbrido, implementado no meio da última temporada, também influencia a performance dos pneus. O peso adicional dos carros pode acelerar o desgaste, tornando a estratégia de gerenciamento de compostos ainda mais crucial para o GP de Thermal.
Firestone Ajustará Novamente para Long Beach
Após a etapa na Califórnia, a Indy retornará entre os dias 11 e 13 de abril para o GP de Long Beach, onde a Firestone voltará a fornecer os mesmos compostos utilizados em St. Pete. Krstolic reconheceu que alguns pilotos relataram um desgaste excessivo durante a classificação, mas destacou que essa característica faz parte da proposta da categoria para tornar as corridas mais dinâmicas.
“O objetivo da Indy é garantir que os pneus desempenhem um papel estratégico nas provas. Alguns pilotos sentiram dificuldades com a degradação durante a classificação, mas entendemos que isso traz um elemento extra de desafio e estratégia. Em Long Beach, manteremos os mesmos compostos de St. Pete”, concluiu Krstolic.
A Indy volta às pistas neste fim de semana para o GP de Thermal, no Thermal Club, na região de Palm Springs, Califórnia, prometendo mais uma disputa estratégica no campeonato 2025.