A McLaren Indy terá de lidar com um baque importante fora das pistas. A NTT Data, gigante japonesa de tecnologia e patrocinadora principal do carro #6, decidiu acionar uma cláusula contratual e encerrará sua parceria com a equipe dois anos antes do previsto. O acordo, inicialmente válido até 2028, agora será finalizado ao término da temporada 2026.
De acordo com o jornal IndyStar, a McLaren já foi oficialmente notificada sobre a decisão. Apesar de ter um ano para buscar um novo parceiro de peso, a saída da NTT Data representa um revés significativo, especialmente por envolver o carro atualmente pilotado por Nolan Siegel.
A parceria entre McLaren e NTT Data está ligada à turbulenta novela envolvendo Álex Palou. Em 2022, a equipe de Zak Brown anunciou a contratação do espanhol, mesmo com a Chip Ganassi Racing acionando cláusula de extensão de contrato. O caso foi parar na justiça norte-americana, enquanto a NTT Data, então patrocinadora da Ganassi, alinhava planos de seguir para a McLaren junto com Palou em 2023.
No fim, um acordo tripartite definiu que Palou permaneceria na Ganassi em 2023, atuando também como piloto reserva da McLaren na Fórmula 1, antes de assumir lugar fixo em 2024. A NTT Data, por sua vez, antecipou o movimento e estampou sua marca no carro #6, então guiado por Felix Rosenqvist.
A reviravolta veio quando Palou comunicou que não cumpriria o contrato a partir de 2024, iniciando uma nova disputa judicial. A McLaren cobra US$ 30 milhões (R$ 161,5 milhões) em salários adiantados e prejuízos, em ação movida na justiça britânica.
Sem Palou, a NTT Data permaneceu como parceira, mas o carro #6 enfrentou instabilidade. Primeiro, David Malukas foi contratado, mas nunca estreou após sofrer fratura na mão em um acidente de mountain bike no início de 2024. A vaga passou por Callum Ilott e Théo Pourchaire, até que o francês foi dispensado e substituído por Nolan Siegel, atual titular.
Apesar da continuidade do patrocínio, os resultados ficaram aquém dos de Pato O’Ward e Christian Lundgaard, companheiros de equipe. Agora, com a confirmação da saída antecipada da NTT Data, a McLaren terá de reestruturar sua estratégia comercial antes da temporada 2027.
Vale lembrar que a NTT Data mantém forte presença no campeonato como patrocinadora dos naming rights da Indy, reforçando seu vínculo institucional com a categoria, mesmo sem a McLaren.
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