Kyle Kirkwood deixou a frustração de lado após não conquistar a pole position em Detroit e transformou o desapontamento de sábado em uma exibição impecável no domingo. O piloto da Andretti Global conquistou sua segunda vitória no ano — a primeira desde Long Beach — e ampliou para sete o número de vitórias consecutivas da Honda em 2025, desta vez na casa da rival Chevrolet, no tradicional Grande Prêmio de Detroit.
Com esse resultado, o piloto da Flórida alcançou a quarta vitória de sua carreira, todas em circuitos de rua, e avançou na tabela de classificação, beneficiando-se de um dia complicado para Alex Palou. O espanhol foi vítima de um toque de David Malukas e terminou apenas na 25ª posição com o carro da Chip Ganassi Racing.
“Precisamos batalhar bastante, não foi nada fácil”, disse Kirkwood, mencionando ainda o dano na asa dianteira causado por um toque em Kyffin Simpson. “Apesar do problema, o carro estava ótimo. Mérito total para a equipe Andretti — paradas e estratégias impecáveis. Nos relargadas, o carro simplesmente voava. Quando vi a bandeira vermelha, senti que as coisas poderiam jogar a nosso favor, mesmo com o carro danificado.”
Na disputa, Kirkwood saiu de quarto para primeiro após a relargada. Logo atrás, Santino Ferrucci, da AJ Foyt Racing, fez uma corrida memorável, saindo da 21ª posição para conquistar seu melhor resultado na carreira com um segundo lugar. Colton Herta, que largou na pole, recuperou-se nos momentos finais para terminar em terceiro com seu Honda da Andretti, seu melhor desempenho na temporada.
O domingo também trouxe marcas pessoais para outros pilotos: Kyffin Simpson alcançou o quinto lugar, seu melhor resultado na carreira, e Marcus Armstrong garantiu um sexto lugar, também seu melhor de 2025. Simpson ainda cravou a volta mais rápida da prova, a segunda na temporada e terceira de sua trajetória.
Diferente da edição de 2024 — marcada por oito bandeiras amarelas que interromperam quase metade da prova —, a corrida deste ano foi mais limpa, com apenas cinco interrupções que ocuparam 19 das 100 voltas. Ainda assim, não faltaram incidentes: Devlin DeFrancesco e Callum Ilott perderam rodas durante a corrida, enquanto Louis Foster causou a única bandeira vermelha ao sofrer uma falha na suspensão que o fez colidir com Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing. O sueco precisou ser retirado de maca e relatou uma lesão na perna.
Agora, as equipes terão uma pausa após semanas intensas de corridas e voltam à pista nos dias 14 e 15 de junho, no World Wide Technology Raceway.
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