A estratégia de pneus promete ser novamente o fator decisivo no resultado da IndyCar, desta vez no GP de Long Beach, terceira etapa da temporada 2025. Após as corridas em St. Petersburg e no circuito do Thermal Club serem fortemente influenciadas pelo gerenciamento dos compostos, a prova nas ruas da Califórnia deve repetir o roteiro.
A fornecedora Firestone atendeu ao pedido da categoria e ampliou a diferença de performance entre os compostos primário (mais duro) e alternativo (mais macio). A combinação entre desgaste acelerado e aderência máxima de curta duração deve tornar ainda mais complexas as decisões dos estrategistas.
A corrida de Long Beach terá cinco voltas a mais do que o habitual, subindo para 90 voltas no total. Além disso, a nova regra da IndyCar para alocação de pneus entra em vigor: os times terão cinco jogos de primários e cinco de alternativos, em vez de seis e quatro, respectivamente. Isso significa mais compostos de curta vida útil à disposição, exigindo equilíbrio entre velocidade e durabilidade.
“Com os carros da Indy usando motores híbridos pela primeira vez em Long Beach, o acréscimo de cinco voltas na distância da corrida, o desgaste esperado dos pneus alternativos verdes e cinco jogos de primários disponíveis, é provável que vejamos dois jogos de alternativos sendo utilizados, como em St. Pete”, explicou Cara Krstolic, diretora de engenharia de pneus da Firestone.
Para Kyle Kirkwood, o cenário muda completamente com os novos compostos: “Esse lugar sempre foi uma corrida dos alternativos, então isso muda bastante as coisas”, analisou o piloto da Andretti Global.
“Você pode pensar em algo diferente de St. Pete, onde quem largou de primário torcia para não haver bandeira amarela logo no início. Long Beach não é assim. E agora, com esse pneu novo e a corrida mais longa, é quase certo que será diferente do que vimos nos últimos anos.” declarou em entrevista à revista americana Racer.
Com sessões intensas de treinos e classificação exigindo muito dos compostos duros, muitas equipes devem poupar jogos novos para o domingo. Isso pode resultar em mais tempo parado nos boxes durante as sessões e em corridas mais estratégicas, com foco na durabilidade e na tomada de decisão certa no momento exato.