A Indy confirmou uma nova modificação no formato do primeiro treino livre para etapas realizadas em circuitos mistos e de rua. A atualização começa a valer já neste fim de semana, no GP do Alabama, programado para os dias 2 a 4 de maio no Barber Motorsports Park.
Com a alteração, o tempo total de pista liberado para todos os pilotos será reduzido de 45 para 40 minutos sob bandeira verde. Por outro lado, a fase em que o grid é dividido em dois grupos terá o tempo ampliado: de 10 para 12 minutos por grupo.
A organização da categoria vem testando diferentes formatos desde 2024 para contornar um problema recorrente: o excesso de tráfego nos treinos, especialmente em pistas mais estreitas e curtas. Anteriormente, os pilotos eram divididos em grupos com sessões de 20 minutos cada. Depois, esse tempo foi reduzido para 10 minutos, dentro de um total de 75 minutos de atividade.
A mudança para os atuais 40 minutos corridos, com uma fase final dividida em dois blocos de 12 minutos, visa otimizar a utilização da pista e proporcionar melhores condições de preparação para classificação e corrida.
O GP do Alabama marca a quarta etapa da temporada 2025 da IndyCar e será realizado no tradicional circuito de Barber, conhecido por suas curvas técnicas e subidas e descidas constantes — uma pista que costuma exigir bastante dos pilotos e do acerto dos carros.