Campeão da primeira edição da FIA Regional Cup de Kart Brasil na categoria OK FIA, Gabriel Koenigkan dá início neste sábado (29) à sua caminhada rumo ao bicampeonato. O jovem piloto brasiliense participará da primeira classificatória da edição 2025, que será disputada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), durante a 2ª etapa da Copa São Paulo de Kart KGV.
A seletiva é promovida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), com apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e contempla as categorias OK e OK Júnior. As inscrições para os interessados ainda estão disponíveis no site oficial da CBA.
Koenigkan conquistou o título em 2024 após vencer a grande final no Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB). Como prêmio, passou a integrar a Academia CBA de Pilotos e participou do Mundial de Kart na Inglaterra, com todos os custos de inscrição, equipe e equipamentos cobertos pela entidade.
“Foi uma conquista muito importante para a minha carreira, que me levou ao Mundial pela primeira vez. Agora, vamos novamente atrás da vaga para a final da Regional Cup e buscar mais uma chance de representar o Brasil”, declarou o piloto de 15 anos, dono de diversos títulos regionais e nacionais no kart.
O currículo de Koenigkan também inclui um feito histórico: em 2022, conquistou para o Brasil a primeira medalha no FIA Motorsport Games, com um segundo lugar na categoria Júnior, na França.
Outro nome já confirmado na classificatória da Granja Viana é o carioca Raphael Gebara, bicampeão brasileiro e paulista de kart. Ele também representou o país no Troféu FIA Academy de 2023.
“Estou bastante animado e confiante. Vamos com tudo em busca da vaga na final, para conquistar esse prêmio e competir no Mundial”, afirmou Gebara.
A etapa na Granja Viana selecionará quatro finalistas na OK e outros quatro na OK Júnior. As demais classificatórias serão realizadas nos próximos meses em competições regionais pelo país. A final está marcada para os dias 24 e 25 de agosto no Kartódromo Internacional de Imperatriz, no Maranhão.
Além das categorias OK e OK Júnior, a edição 2025 também incluirá a categoria MINI, com 12 finalistas. A primeira classificatória desta categoria acontecerá no dia 17 de maio, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP).
Os prêmios para os campeões da FIA Regional Cup incluem participação no Mundial de Kart da FIA, em setembro, na Suécia, com isenção de inscrição e fornecimento completo de equipamentos. O vencedor da MINI disputará o ROK SuperFinal 2025, em outubro, na Itália, com todos os custos cobertos. Já o campeão da seletiva OK N terá os mesmos benefícios para disputar a Copa do Mundo de Kart OK N, também em setembro, na Itália.