A Fórmula E está avaliando mudanças importantes em seu regulamento esportivo para a temporada 2025/26, e uma das principais propostas envolve a redução do número de ativações do Modo Ataque nas corridas que também utilizam o novo Pit Boost. A possível alteração será aplicada na 12ª temporada da categoria, que também marcará o encerramento da era dos carros Gen3.
A sugestão está sendo discutida pela Associação de Equipes e Fabricantes da categoria elétrica, que se reuniu recentemente em Paris. Segundo Russell O’Hagan, chefe-adjunto da Cupra Kiro, a expectativa é de que a mudança entre em vigor já no próximo campeonato.
“Acredito que veremos essa alteração já na 12ª temporada, provavelmente limitando o Modo Ataque a apenas uma ativação por corrida”, afirmou O’Hagan ao portal Formula E Notebook.
O Pit Boost, introduzido de forma experimental em 2025, consiste em uma parada obrigatória nos boxes para recarga ultrarrápida de energia. A inovação trouxe uma nova camada de estratégia, mas a combinação com duas ativações do Modo Ataque tornou a dinâmica complexa demais, até mesmo para os fãs mais experientes.
“É muita coisa para uma corrida de 40 ou 45 minutos. Dois Modos Ataque somados ao Pit Boost tornam o formato esportivo sobrecarregado”, avaliou o dirigente.
A Fórmula E irá revisar os dados técnicos e estratégicos após as etapas de Berlim e Londres antes de tomar uma decisão final sobre o futuro do Pit Boost e o ajuste no número de Modos Ataque disponíveis.
A expectativa é de que a nova regra aumente a clareza para o público e reforce o impacto das estratégias durante as provas, sem sacrificar a emoção da Fórmula E.