Em meio ao calor escaldante do deserto do Bahrein, Oscar Piastri não se intimidou: o australiano da McLaren foi o mais rápido do terceiro treino livre da Fórmula 1, impondo um ritmo forte e inatingível para seus adversários. Com uma volta de 1min31s646 nos momentos finais da sessão, Piastri liderou com autoridade em condições que deixaram a maioria dos pilotos lutando para manter seus carros na pista.
O treino, realizado ainda sob o sol forte de Sakhir, expôs o desafio das condições diurnas, muito diferentes da temperatura amena que os pilotos encontrarão na classificação noturna. Os primeiros a encarar a pista foram Esteban Ocon e o novato Oliver Bearman, ambos da Haas, seguidos pelas duplas de Ferrari e Alpine. Lewis Hamilton marcou um tempo modesto no início (1min34s846) com pneus macios usados, que claramente sofriam nas condições abrasivas do asfalto.
Logo surgiram as reclamações: Max Verstappen classificou a aderência como “terrível”, enquanto George Russell, que rodou com sua Mercedes, disse jamais ter sentido tão pouco grip em um carro de F1.
Apesar das dificuldades, Lando Norris conseguiu uma volta forte com pneus macios (1min33s796), abrindo um segundo sobre Hamilton. Mas logo foi superado por Piastri, que mesmo enfrentando subesterço, cravou 1min33s324 e assumiu a liderança provisória.
Fernando Alonso chegou a aparecer entre os três primeiros em uma breve série de voltas rápidas, seguido por Hamilton e Leclerc. Verstappen reagiu e subiu para a segunda posição, 0s234 atrás de Piastri. Conforme a pista melhorava levemente no final da sessão, Verstappen e Gasly chegaram a liderar, mas Piastri devolveu na mesma moeda, com uma volta fulminante, mais de um segundo à frente do restante do pelotão.
Norris escapou na primeira tentativa, mas depois conseguiu assegurar o segundo lugar, 0s668 atrás do companheiro de equipe. Leclerc fechou o top 3, mesmo após perder tempo nos boxes para trocar o espelho esquerdo perdido na freada da última curva.
Na sequência vieram George Russell e o jovem Andrea Kimi Antonelli, ambos da Mercedes. Gasly foi o sexto com a Alpine, seguido por Isack Hadjar (Racing Bulls), um discreto Verstappen, Carlos Sainz (Williams) e Hamilton (Ferrari), que fechou os dez primeiros.
O único incidente mais significativo ocorreu na metade do treino, quando o carro de Nico Hulkenberg (Sauber) desligou sozinho na curva 8, provocando um breve período de safety car virtual.
Apesar dos desafios, Piastri saiu do TL3 com moral elevada e como favorito para a classificação — que promete ser bem diferente, agora sob as luzes frias da noite do Bahrein.