Max Verstappen voltou a mostrar por que é considerado o piloto mais eficiente do grid ao conquistar mais uma pole-position na temporada 2025 da Fórmula 1. O holandês da Red Bull cravou 1min26s204 neste sábado (3) e garantiu a posição de honra no GP de Miami, superando a McLaren de Lando Norris por apenas 0s065. Andrea Kimi Antonelli completou o top 3.
Apesar de a McLaren ter dominado os treinos anteriores e de parecer mais rápida nas retas e setores velozes do circuito montado ao redor do Hard Rock Stadium, Verstappen aproveitou os erros dos rivais no Q3 — especialmente de Oscar Piastri e Norris — e fez valer sua consistência para assegurar mais uma pole em um ano competitivo.
McLaren vacila, e Verstappen não perdoa
Com um desempenho impecável nas curvas mais travadas, Verstappen compensou o déficit nas retas e foi o mais rápido no setor 1, onde os pilotos da McLaren perderam tempo decisivo. A expectativa era de que Piastri e Norris cravassem a primeira fila, mas ambos erraram em momentos distintos da volta rápida, abrindo espaço para a magia do piloto da Red Bull.
“Ele sempre aparece”, já havia alertado Zak Brown, chefe da McLaren, prevendo que mesmo sem um carro dominante, o tetracampeão mundial seria um fator na disputa pela pole — e foi exatamente o que aconteceu.
Bortoleto mostra evolução e conquista melhor grid da carreira
Gabriel Bortoleto também teve motivos para comemorar. O brasileiro da Sauber teve bom desempenho no Q1, fechando em 11º, superando seu companheiro Nico Hülkenberg, que ficou fora da sessão seguinte em 16º. No Q2, Bortoleto lutou até o fim, mas acabou ficando com a 13ª posição, seu melhor resultado em classificações na Fórmula 1 até agora, superando o 15º lugar obtido no GP da Austrália.
Top 5 do grid em Miami:
Max Verstappen (Red Bull)
Lando Norris (McLaren)
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
Oscar Piastri (McLaren)
George Russell (Mercedes)
Com mais uma pole no bolso e a McLaren no retrovisor, Verstappen parte como favorito para a corrida principal, marcada para este domingo às 17h (horário de Brasília). Já Bortoleto busca seus primeiros pontos na categoria.