Andrea Kimi Antonelli viveu um momento memorável nesta sexta-feira (3), ao garantir a pole position da corrida sprint do GP de Miami de Fórmula 1. Em apenas sua temporada de estreia na categoria, o jovem piloto da Mercedes brilhou em uma sessão intensa e superou os favoritos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris.
Com uma volta decisiva em 1min26s482, Antonelli foi mais rápido que Piastri por 0s045 e bateu Norris por 0s100. O resultado coroou uma performance consistente durante toda a classificação da sprint e rendeu ao italiano de apenas 18 anos sua primeira pole em um fim de semana oficial da F1.
O atual campeão mundial Max Verstappen ficou com o quarto melhor tempo, seguido pelo companheiro de equipe de Antonelli, George Russell, e pelos representantes da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton.
Alex Albon colocou a Williams em oitavo lugar, enquanto Isack Hadjar, da Racing Bulls, surpreendeu com o nono tempo. Fernando Alonso fechou o top 10 e trouxe um pouco de alívio à Aston Martin, que busca melhores resultados em 2025.
Na fase decisiva da sessão, o Q3, apenas Russell e Verstappen foram para a pista inicialmente. Eles registraram seus tempos com o circuito ainda mais lento. Na sequência, os demais competidores entraram em ação nos minutos finais, com o traçado mais rápido. Verstappen ainda tentou melhorar sua marca, mas foi Antonelli quem voou baixo e celebrou com entusiasmo sua inédita conquista.
A corrida sprint do GP de Miami acontece neste sábado (4), com a corrida principal marcada para domingo, às 17h (horário de Brasília).