A Haas confirmou nesta terça-feira (3) que Jack Doohan será um dos pilotos reservas da equipe na temporada 2026 da F1. O australiano, que deixou a Alpine no início do ano e viu suas chances na Super Fórmula se fecharem, agora divide a função com o experiente Ryo Hirakawa no time americano, que passa a se chamar TGR Haas F1 Team em 2026.
Doohan foi formado pela academia da Alpine e disputou seis corridas como titular na Fórmula 1 no início de 2025. No entanto, após resultados abaixo do esperado, foi substituído por Franco Colapinto e passou a atuar como piloto reserva da equipe francesa. Em janeiro de 2026, o australiano foi dispensado definitivamente.
Com a saída da Alpine, Doohan tinha planos de correr na Super Fórmula pela equipe Kondo. Entretanto, três acidentes no teste em Suzuka, aliados à falta de aporte financeiro, inviabilizaram a parceria. Ainda assim, o piloto se movimentou nos bastidores, trabalhou para estreitar os laços com a Toyota e abriu portas na Haas.
A Toyota, vale lembrar, é parceira técnica da Haas e aprofundou a relação em 2026. O acordo também prevê a participação da marca japonesa no programa de testes de carros anteriores da equipe e abre espaço para uma influência direta na formação da futura dupla de pilotos.
“Estou muito feliz por me juntar à equipe Haas. É o lugar ideal para continuar minha carreira na Fórmula 1. Gostaria de agradecer à equipe por me dar a oportunidade de crescer e enfrentar juntos o grande desafio de 2026. Estou ansioso para começar a trabalhar com a equipe e colaborar para uma temporada de sucesso”, destacou Doohan.
Ayao Komatsu, chefe da Haas, também comentou a chegada do australiano: “Estou muito entusiasmado com a chegada de Jack à equipe, dada a força do seu currículo nas corridas e, claro, a experiência como piloto reserva na Fórmula 1. A dedicação necessária para se manter afiado e preparado para correr, enquanto se adapta ao funcionamento da equipe, é um desafio para qualquer piloto – especialmente para alguém que ainda está muito ansioso para voltar a competir neste nível.”
Após os testes coletivos em Barcelona, as equipes terão duas semanas para retornar às fábricas e trabalhar com base nos dados coletados nos últimos dias. Os carros só voltam à pista entre 11 e 13 de fevereiro, durante os testes oficiais de pré-temporada no Bahrein.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
