A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) convocou as montadoras de motores da F1 para duas novas reuniões nesta semana, com o objetivo de resolver o impasse envolvendo a taxa de compressão das unidades de potência do novo regulamento de 2026.
Nas últimas semanas, surgiram especulações de que Mercedes e Red Bull teriam encontrado uma brecha no regulamento técnico. Segundo o novo conjunto de regras, a taxa de compressão foi reduzida de 18:1 para 16:1. No entanto, as duas equipes teriam desenvolvido sistemas capazes de alterar a taxa durante a corrida, sob altas temperaturas, mas que retornam ao limite de 16:1 quando medidos em temperatura ambiente — o que estaria dentro da legalidade técnica, mas geraria vantagem competitiva.
Um primeiro encontro para discutir o tema, envolvendo a FIA e especialistas técnicos de motores, aconteceu em 22 de janeiro. Na ocasião, a entidade decidiu que as coisas permaneceriam como estavam, sem alterações imediatas. Agora, de acordo com o portal britânico The Race, dois novos encontros estão agendados para esta semana.
O primeiro será realizado já nesta segunda-feira (02) e terá como foco definir a forma como a taxa de compressão será medida, especialmente em condições de alta temperatura.
A segunda rodada de discussões está marcada para quinta-feira (05) e envolverá o Comitê Consultivo da Unidade de Potência (PUAC), com o objetivo de tratar do assunto de forma mais ampla, pensando no futuro do regulamento e evitando novos conflitos interpretativos.
Segundo o site britânico, a Federação deseja resolver a questão o mais rápido possível, preferencialmente antes da estreia da temporada no GP da Austrália. Não há expectativa de mudanças nas regras a curto prazo, mas espera-se que todas as equipes cheguem a um consenso sobre como a taxa de compressão será medida, especialmente quando os motores estão em operação e aquecidos.
Durante o primeiro shakedown da Ferrari em 2026, realizado na semana anterior aos testes de Barcelona, o diretor técnico de unidades de potência da escuderia italiana, Enrico Gualtieri, comentou oficialmente sobre o que foi acordado entre equipes e federação no encontro de 22 de janeiro.
“Estamos abordando o tema junto com a FIA, ainda estamos discutindo. Tivemos uma reunião técnica nessa quinta-feira, um workshop na verdade, teremos outra adicional nos próximos dias até nos encontrarmos na PUAC, que é o Comitê Consultivo de Unidades de Potência. Confiamos neles para administrar o assunto de maneira correta, seguindo os procedimentos e a governança estabelecida pelo regulamento. E confiamos completamente que o processo será concluído nos próximos dias e semanas”, declarou Gualtieri.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
