A F3 encerrou sua sexta-feira com a sessão classificatória para a etapa da Hungria, nona e penúltima da temporada 2025. Líder do campeonato, o brasileiro Rafael Câmara brilhou nos minutos finais e garantiu a pole position para a corrida principal de domingo, somando ainda dois pontos importantes na tabela. Com isso, ele se aproxima da chance de conquistar o título antecipadamente neste fim de semana.
No atual formato da F3, o resultado da classificação define o grid da Feature Race, disputada no domingo. A Sprint Race de sábado tem o grid invertido entre os 12 primeiros da classificação, adicionando um ingrediente estratégico à rodada dupla. O piloto que conquista a pole também leva dois pontos extras, valiosos na luta pelo título.
Câmara cravou o tempo de 1min32s510 em sua última tentativa e garantiu o primeiro lugar no grid de domingo. O desempenho ampliou sua vantagem no campeonato para 30 pontos, restando duas corridas na Hungria. Se conseguir abrir 40 pontos ao final da etapa, o título será matematicamente assegurado com uma rodada de antecedência.
Na classificação, Mari Boya ficou com a segunda posição, seguido por Tuukka Taponen, Gerrard Xie e Théophile Näel. O vice-líder do campeonato, Nikola Tsolov, teve uma sessão difícil e terminou apenas em 21º, ficando de fora da inversão de grid da sprint.