A Ferrari concluiu nesta semana um importante teste de desenvolvimento no circuito de Mugello, na Itália, aproveitando o segundo dia de filmagens permitidos pela FIA para colocar à prova a nova suspensão traseira do modelo SF-25. A atividade teve como objetivo principal avaliar o comportamento do carro com as alterações estruturais antes da etapa da Bélgica, que contará com corrida sprint.
No total, a escuderia percorreu os 200 km regulamentares com pneus de demonstração, dividindo as 38 voltas entre Charles Leclerc e Lewis Hamilton, 19 para cada piloto. Apesar do caráter promocional do dia de filmagem, a equipe utilizou a oportunidade para análises técnicas aprofundadas. O diretor técnico Loic Serra esteve presente para acompanhar de perto a performance da nova configuração traseira.
A atualização tem como foco principal reduzir a sensibilidade do SF-25 em mudanças de altura em curvas rápidas e com tanque cheio — cenário que vinha comprometendo o desempenho do carro. A instabilidade notada em etapas anteriores limitava o potencial da Ferrari, que até o momento ainda não venceu um GP na temporada 2025 da F1.
A nova suspensão traz um ponto de ancoragem redesenhado no braço dianteiro conectado à caixa de câmbio, alterando a distribuição de forças e ajudando a suavizar reações bruscas provocadas pela perda repentina de carga aerodinâmica. Embora Leclerc não tenha reportado uma diferença drástica no comportamento do carro, os dados sugerem ganhos no efeito “anti-squat”, importante para melhorar a tração e estabilidade em aceleração.
A equipe de Maranello agora analisa os dados coletados em sinergia com o novo assoalho introduzido no GP da Áustria. Apesar de os pneus utilizados nos testes não serem os mesmos de corrida, a telemetria indicou evolução consistente, com uma melhora geral de cerca de um décimo nos testes em dinamômetro. O foco da atualização, porém, não é apenas desempenho puro, mas ampliar a janela de funcionamento dos pneus e oferecer um carro mais previsível no limite.
Com a aprovação interna da nova suspensão, a Ferrari planeja introduzir a atualização já em Spa-Francorchamps, palco do próximo fim de semana de corrida sprint, com a esperança de retomar a competitividade e conquistar vitórias na segunda metade do campeonato.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!