A F1 deu início nesta sexta-feira (23) ao aguardado GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2025, com um Treino Livre 1 movimentado nas ruas do Principado. Apesar de um susto no início da sessão, Charles Leclerc terminou na frente, cravando o melhor tempo do dia com 1min11s964. Max Verstappen e Lando Norris completaram os três primeiros. O brasileiro Gabriel Bortoleto encerrou a sessão em 18º.
O início da sessão foi agitado, com Leclerc escapando na Mirabeau logo nas primeiras voltas. Minutos depois, o monegasco acertou a traseira da Aston Martin de Lance Stroll na aproximação para o hairpin. O incidente causou uma bandeira vermelha temporária por conta dos detritos espalhados na pista.
Com a pista liberada, os tempos começaram a cair à medida que os pilotos testavam diferentes compostos. Nos 30 minutos iniciais, Norris liderava com pneus macios, seguido por Hamilton com médios e Leclerc com os mesmos compostos vermelhos. Verstappen, mesmo com pneus duros, já aparecia entre os cinco melhores.
Nos minutos finais, Leclerc retomou a liderança com uma volta rápida, superando Verstappen por 0s163. Norris, Albon e Piastri completaram o top 5. Destaque também para George Russell, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Lewis Hamilton e Fernando Alonso, que fecharam os dez primeiros.
A Fórmula 1 retorna ainda nesta sexta-feira com o Treino Livre 2, marcado para as 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Bandsports e F1TV Pro.