A Alpine anunciou oficialmente a substituição de Jack Doohan por Franco Colapinto a partir da sétima etapa da temporada 2025 da F1, o GP da Emilia-Romanha. O argentino ocupará o segundo cockpit da equipe francesa ao lado de Pierre Gasly nas próximas cinco corridas, enquanto a Alpine reavalia sua formação visando o restante do campeonato e a preparação para 2026.
Após um início de temporada sem resultados expressivos, Doohan deixa temporariamente o posto de titular, mas segue como piloto reserva da equipe. Seu desempenho tem sido alvo de críticas, especialmente após uma série de acidentes e a ausência de pontos após sete provas.
Colapinto, por sua vez, causou boa impressão no ano passado ao substituir Logan Sargeant pela Williams. Apesar de algumas falhas, conquistou pontos e chamou atenção da Alpine, que o contratou como reserva para esta temporada.
Em comunicado oficial, o conselheiro executivo Flavio Briatore comentou a decisão:
“Depois de analisar as corridas de abertura da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre nas próximas cinco corridas. Com o campo tão equilibrado este ano e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de alternar nossa formação”, explicou.
Colapinto, que correrá com o número #43 no A525, também falou sobre a oportunidade:
“Em primeiro lugar, quero agradecer à equipe por me dar a oportunidade de pilotar de forma competitiva nas próximas cinco corridas. Trabalharei duro com a equipe para me preparar para a próxima corrida em Imola e para a próxima rodada tripla, que sem dúvida será intensa e um grande desafio para todos. Eu me mantive atento e estou o mais preparado possível com o programa de testes de apoio à corrida da equipe, bem como no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para acelerar rapidamente e dar tudo de mim para obter os melhores resultados possíveis ao lado de Pierre.”
Doohan, que estreou no fim de 2024 substituindo Esteban Ocon, sai do posto principal sem pontuar e com seu melhor resultado sendo um 14º lugar no Bahrein. A equipe, que atualmente ocupa a penúltima posição no Mundial de Construtores, espera que a troca traga nova energia ao time na fase europeia da temporada.