A temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series já começou nos bastidores com a preparação intensiva para a chegada da nova geração de carros. As equipes estão participando de um processo de certificação conduzido pela AudaceTech, empresa responsável pelo desenvolvimento tecnológico e de engenharia do novo modelo SNG01 (Stock New Generation 01), que estreia neste ano com visual SUV.
Divididos em quatro turmas, os profissionais das equipes recebem treinamento teórico e prático na sede da AudaceTech, em Cotia (SP). Cada grupo trabalha em baias exclusivas com sete ou oito carros, montando os 30 veículos que serão utilizados no campeonato. O curso tem seis dias de duração, sendo um dedicado a aulas teóricas e cinco voltados ao workshop de montagem.
O novo projeto chamou atenção internacional: a revista britânica Racecar Engineering dedicou seis páginas ao SNG01 em sua edição de março. A reportagem destaca a mudança ousada da Stock Car, que trocou os tradicionais sedãs pelos SUVs em resposta à demanda do mercado e à preferência dos consumidores — algo identificado por uma pesquisa feita pela Vicar, organizadora da categoria.
Com mais de 1800 componentes desenvolvidos e fabricados no Brasil, o SNG01 é o carro de corrida mais avançado já projetado na América do Sul. Seu chassi é construído com aço DP980R, desenvolvido especialmente para o projeto em parceria com a ArcelorMittal e testado na França. Sistemas eletrônicos como a VCU (unidade de controle do veículo) também foram criados com tecnologia 100% nacional.
A equipe de engenheiros da AudaceTech acompanha os treinamentos para orientar os técnicos, que ainda recebem um manual completo com todos os procedimentos e ajustes do novo modelo. Segundo Enzo Bortoleto, CEO da AudaceTech, a certificação garante que os profissionais estejam totalmente preparados para lidar com o carro em qualquer situação de corrida.
José Avallone Neto, engenheiro-chefe do chassi e suspensão — e com passagem pela Fórmula 1 — destaca que o novo Stock Car é não apenas mais rápido, como também mais simples de operar: “Foi projetado para facilitar o trabalho das equipes em todos os aspectos”.
Durante o treinamento, os técnicos contam com uma estrutura completa: bancadas exclusivas, ferramentas específicas, peças e três carros já montados que servem como referência. Esses veículos percorreram mais de 10 mil km em testes desde 2022. Também estão disponíveis conjuntos de chassi e carroceria dos modelos Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Mitsubishi Eclipse Cross, para conferência dos pontos de fixação.
Rafael Cardoso, engenheiro responsável pelos testes de pista, reforça que o foco é garantir que todos estejam 100% preparados: “Nossa preocupação constante é de que todos saiam daqui 200% preparados e informados sobre todos os aspectos do projeto.”
A temporada 2025 da Stock Car começa oficialmente no dia 4 de maio, com a etapa de abertura em Interlagos, São Paulo. O evento será realizado em conjunto com a Turismo Nacional, Stock Light e a Fórmula 4 Brasil credenciada pela FIA. Antes disso, a AudaceTech planeja sessões de shakedown para avaliação final dos sistemas dos novos SUVs de corrida.