Lando Norris enfrentou condições climáticas instáveis, intervenções do safety car e até uma escapada para a grama antes de cruzar a linha de chegada como vencedor do Grande Prêmio da Austrália, que abriu a temporada 2025 da Fórmula 1.
A corrida começou com pista molhada, e ao longo das 57 voltas as mudanças nas condições do asfalto testaram a habilidade dos pilotos. Mesmo assim, Norris manteve o controle e garantiu a vitória para a McLaren, demonstrando o potencial competitivo da equipe.
Max Verstappen terminou na segunda posição e pressionou o britânico até os últimos momentos da prova. Os dois melhores pilotos da temporada passada novamente protagonizaram o grande duelo do dia.
Oscar Piastri, que corria em casa, não teve a mesma sorte. Após cometer um erro e seguir Norris para fora da pista na volta 44, o piloto da McLaren caiu para a nona posição e não conseguiu se recuperar.
George Russell aproveitou as oportunidades e levou a Mercedes ao terceiro lugar no pódio, enquanto seu novo companheiro de equipe, Andrea Kimi Antonelli, cruzou a linha em quarto, mas acabou penalizado por uma saída insegura dos boxes. Com isso, Alex Albon herdou a posição, garantindo um grande resultado para a Williams.
A Ferrari teve dificuldades na classificação e encontrou mais obstáculos na corrida. Charles Leclerc terminou em oitavo, enquanto Lewis Hamilton arriscou na estratégia e acabou apenas em décimo.
Lance Stroll garantiu um sólido sexto lugar para a Aston Martin, enquanto Nico Hülkenberg levou a Sauber ao sétimo posto, confirmando um bom desempenho.
Já os estreantes da temporada não tiveram vida fácil: Isack Hadjar, Jack Doohan, Gabriel Bortoleto e Liam Lawson acabaram abandonando após acidentes nas desafiadoras condições da pista.
Drama antes da largada e primeiros abandonos
O clima incerto fez com que a decisão sobre a largada fosse tomada nos últimos instantes. Como a chuva deu uma trégua, a prova começou com uma largada tradicional, e todos os pilotos optaram pelos pneus intermediários.
O primeiro drama ocorreu antes mesmo da luz verde. Isack Hadjar rodou com seu Racing Bulls na curva 2 e bateu no muro, danificando a asa traseira e forçando a direção de prova a abortar a largada. O francês, visivelmente frustrado, foi o primeiro a abandonar.
Após a nova largada, Jack Doohan perdeu o controle de seu Alpine e bateu no muro, encerrando de forma precoce sua corrida diante da torcida australiana. O acidente trouxe o primeiro safety car do dia.
Mesmo pilotos experientes enfrentaram dificuldades. Carlos Sainz, que havia vencido o GP da Austrália no ano passado, perdeu o controle de seu Williams na última curva enquanto seguia atrás do safety car e abandonou a prova, frustrando sua estreia pela equipe.
No pelotão da frente, Verstappen superou Piastri logo nas primeiras curvas, separando os McLarens. Norris conseguiu se manter na liderança enquanto os incidentes eram solucionados.
Com a pista secando, os pilotos precisavam buscar trechos úmidos para evitar o desgaste excessivo dos pneus intermediários. Piastri aproveitou a melhora do asfalto e recuperou a segunda posição, pressionando Norris. Enquanto isso, Verstappen cometeu um erro raro na chuva, passou reto na curva 11 e quase ficou preso na brita.
O tricampeão mundial reclamou da falta de aderência dos pneus e começou a perder contato com os carros da McLaren, enquanto Piastri se aproximava do líder.
Com o fim da regra interna da McLaren que determinava posições de pista (“Papaya Rules”), esperava-se que os dois pilotos estivessem livres para lutar pela vitória. No entanto, a equipe pediu para que ambos mantivessem suas posições enquanto lidavam com os retardatários.
“Agora é hora de correr”, declarou Zak Brown, CEO da McLaren, à Sky Sports F1, após os dois carros da Haas serem ultrapassados. Porém, quando Piastri se aproximava, ele errou e passou reto, permitindo que Norris respirasse um pouco.
Com a pista em boas condições, os pilotos começaram a trocar para pneus slicks. A primeira rodada de pit stops foi antecipada por um acidente de Fernando Alonso, que perdeu o controle de seu Aston Martin na curva 6 e bateu no muro, causando mais uma intervenção do safety car.
Decisões estratégicas e um final eletrizante
Os dois pilotos da McLaren trocaram para pneus duros, enquanto Verstappen, que até então não ameaçava a vitória, apostou nos médios para tentar ganhar vantagem.
Enquanto a pista era liberada após o acidente de Alonso, a chuva voltou a ameaçar a prova, com nuvens carregadas surgindo no horizonte. No entanto, os 16 carros restantes estavam todos com pneus de pista seca quando o safety car foi recolhido.
A decisão de manter os slicks se mostrou equivocada quase imediatamente. A chuva retornou com força, e tanto Norris quanto Piastri escaparam da pista. Norris conseguiu voltar rapidamente e ir para os boxes, mas Piastri ficou preso na grama, perdendo posições.
Com Norris nos boxes, Verstappen assumiu a liderança pela primeira vez na corrida. Hamilton subiu para a segunda posição ao ultrapassar Leclerc, Albon e Yuki Tsunoda.
A Ferrari arriscou ao deixar seus pilotos na pista com pneus slicks, mas o erro custou caro. Gabriel Bortoleto e Liam Lawson rodaram e causaram um novo safety car, obrigando Leclerc e Hamilton a parar para colocar intermediários e eliminando qualquer chance de um resultado surpreendente.
A relargada aconteceu faltando apenas cinco voltas para o fim. Norris manteve a liderança e controlou o ritmo, enquanto Leclerc conseguiu superar Hamilton na disputa pelas posições menores.
Nos momentos finais, Verstappen pressionou Norris, mas não conseguiu encontrar um espaço para ultrapassar. Já Piastri conseguiu se recuperar até o nono lugar ao superar Hamilton na última volta.
Com isso, Norris garantiu uma vitória importante na abertura da temporada, mostrando que a McLaren pode ser uma forte adversária para a Red Bull em 2025.