Além de liderar a McLaren na Fórmula 1, o CEO Zak Brown mantém um grande interesse na IndyCar, categoria em que a equipe britânica também tem participação. Para o dirigente, a IndyCar pode crescer significativamente se se inspirar nas estratégias que levaram a Fórmula 1 a recuperar sua popularidade mundial nos últimos anos.
Em entrevista à Autosport, Brown mencionou que a transmissão da Indy nos Estados Unidos, comandada pela FOX Sports, pode se beneficiar da experiência adquirida com a F1.
“Eric Shanks, diretor-geral da FOX Sports, é um grande fã da Indy, então acredito que haja uma verdadeira paixão por parte dele que sempre ajudará a organização. Ele trabalhou muito próximo a David Hill quando estavam juntos na DirecTV. Hill teve um papel muito importante no formato atual da transmissão da F1. Creio, então, que Eric ficará atento na F1 e não terá medo de aprender com ela”, afirmou Brown.
IndyCar e Fórmula 1 não são concorrentes, diz Brown
Para o CEO da McLaren, a IndyCar não deveria enxergar a Fórmula 1 como concorrente, mas sim como um exemplo de sucesso a ser seguido.
“Não acredito que a Indy preste tanta atenção na F1 como poderia. Eles querem criar sua própria identidade, o que me parece ótimo, mas quando olhamos para o sucesso da F1, percebo que Indy e F1 não competem entre si. Creio que a Indy deveria pegar carona no crescimento da F1 e fazer mais nesse sentido”, argumentou Brown.
Ele também destacou que a IndyCar precisa evoluir no ambiente digital e na estruturação do calendário, fatores que têm sido essenciais para o crescimento da F1 nos últimos anos.
Parceria no Texas pode ser um divisor de águas para a IndyCar
Brown celebrou a parceria da IndyCar com Jerry Jones, dono do Dallas Cowboys, para a realização do novo GP do Texas, destacando que a iniciativa segue um modelo semelhante ao do GP de Miami da Fórmula 1, que se tornou um dos eventos mais badalados do calendário da categoria.
“É muito parecido ao GP de Miami e um passo na direção certa”, comentou.
A temporada 2025 da IndyCar começa no dia 2 de março, com o GP de St. Pete, na Flórida, e a expectativa é que a categoria implemente mudanças para expandir seu público e atrair novos fãs.