A Stuttgart Motorsport foi peça-chave na preparação da equipe Manthey Iron Dames para a etapa brasileira do WEC, marcada para o dia 13 de julho, no Autódromo de Interlagos. A equipe brasileira cedeu sua estrutura de box e o modelo Porsche 911 GT3 R para que o trio Michelle Gatting, Rahel Frey e Célia Martin pudesse realizar dois dias de testes intensivos nos dias 19 e 20 de maio.
O principal objetivo da atividade foi avaliar o novo composto de pneus da Goodyear, que será utilizado na classe LMGT3 a partir das 6 Horas de São Paulo. A fabricante trouxe um material atualizado que estreará justamente na etapa brasileira da temporada.
O carro utilizado nos testes é o mesmo modelo que venceu as duas primeiras etapas do Endurance Brasil em 2024, e foi ajustado pela Stuttgart Motorsport para replicar as especificações técnicas exigidas pelo WEC. O chefe de equipe Felipe Grizzi explicou como a equipe ajustou o carro para equipará-lo ao padrão internacional.
“Para equiparar o nosso carro ao do Mundial, instalamos dois restritores de ar de 36 mm de diâmetro e acrescentamos 70 kg de peso. A única diferença de maior monta é o sensor de torque no semi-eixo, que é específico do Mundial e não usamos no Brasil. Fora isso, a mecânica e a aerodinâmica dos carros das duas equipes são 100% iguais”, comentou Grizzi.
Além da análise técnica, o teste também serviu como processo de adaptação para a equipe Manthey Iron Dames, que no ano passado competia com a Lamborghini e agora defende a Porsche com o 911 GT3 R.
A próxima parada da equipe — e de todo o grid do WEC — será a 24 Horas de Le Mans, entre os dias 11 e 15 de junho, a prova mais prestigiada do calendário. Em seguida, os holofotes se voltam para Interlagos e as expectativas de uma grande exibição em solo brasileiro.