A Ford anunciou oficialmente o elenco que disputará a classe dos hipercarros do Mundial de Endurance (WEC) a partir de 2027. Além de Mike Rockenfeller e Sebastian Priaulx, que já são pilotos de fábrica na classe GTD, a montadora americana confirmou a contratação de Logan Sargeant, ex-piloto de Fórmula 1, que integrará o time na nova empreitada.
O americano participou do teste de novatos do WEC no Bahrein, em novembro, onde completou as primeiras voltas a bordo de um Ford Mustang GT3. Após sua saída abrupta da F1 em 2024, Sargeant chegou a ser cotado para disputar a temporada 2025 do European Le Mans Series pela IDEC Sport, mas desistiu da ideia. Em agosto do ano passado, acertou com a PR1/Mathiasen e disputou as etapas finais do IMSA SportsCar.
Sargeant foi o último piloto norte-americano na Fórmula 1, representando a Williams nas temporadas de 2023 e 2024. No entanto, seu desempenho ficou muito abaixo do esperado, somando apenas 1 ponto, conquistado no GP dos Estados Unidos de 2023. A sequência de resultados ruins resultou em sua demissão após o GP dos Países Baixos de 2024.
Agora, Logan terá a oportunidade de reconstruir sua carreira no endurance ao lado de nomes de peso.
Mike Rockenfeller é um dos grandes nomes do automobilismo de resistência. Ele venceu as 24 Horas de Le Mans em 2010 pela Audi, ao lado de Timo Bernhard e Romain Dumas, além de ter conquistado o DTM em 2013. Esta será sua primeira participação na classe principal do WEC.
Já o britânico Sebastian Priaulx é companheiro de equipe de Rockenfeller na equipe da Ford na classe GTD Pro do IMSA SportsCar. Em 2025, a dupla terminou o campeonato na terceira colocação geral, com vitórias em Detroit e Indianápolis.
A Ford também revelou detalhes técnicos do motor que será utilizado no programa do WEC. A montadora optou por uma unidade V8 5.4L naturalmente aspirado, cuja versão com ajuste M-Sport já equipa o Mustang GT3. Assim como em todos os outros protótipos LMDh, o motor Coyote da Ford será combinado com um sistema híbrido específico, desenvolvido em conjunto pela Bosch, Xtrac e Williams Advanced Engineering.
A montadora também esclareceu que o motor será desenvolvido inteiramente de forma interna, com sua equipe em Michigan trabalhando em colaboração com a divisão Red Bull Ford Powertrains em Milton Keynes. A empresa cuidará dos aspectos operacionais de seu projeto de hipercarro por conta própria, em vez de firmar parceria com uma equipe independente.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
