A Ferrari viveu neste domingo (21) um de seus momentos mais marcantes no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Após décadas de espera, a equipe italiana voltou a vencer uma corrida internacional em casa como equipe de fábrica, graças à performance brilhante do trio Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi no carro #51 499P durante as 6 Horas de Imola.
Foi a primeira vez desde 1973, nas 1000 km de Monza, que a escuderia de Maranello venceu uma prova de endurance de nível mundial em solo italiano. Diante de mais de 65 mil torcedores em Imola, a vitória teve sabor especial para a equipe AF Corse, ainda mais após o erro estratégico na edição anterior da prova, sob chuva.
Emoção, redenção e liderança no campeonato
O resultado foi uma verdadeira redenção, especialmente para os pilotos do #51, que não venciam desde as 24 Horas de Le Mans de 2023. Giovinazzi, que havia garantido a pole no sábado, descreveu a conquista como “merecida” e celebrou o feito diante dos tifosi.
“Já havíamos chegado perto algumas vezes no ano passado, mas essa vitória veio na hora certa e no lugar certo”, comentou o italiano. “Se eu pudesse escolher uma corrida para voltar ao topo, seria Imola.”
Disputa apertada e estratégia precisa
Apesar da dominância aparente nos treinos, o caminho até a bandeirada não foi fácil. Com as outras equipes apostando em diferentes estratégias de pneus e ritmo de corrida, Ferrari precisou manter a precisão estratégica e controle emocional durante as seis horas de prova.
O #51 usou pneus macios, enquanto a maioria optava por médios, e enfrentou resistência direta de equipes como BMW, Porsche, Alpine e Toyota. A corrida teve reviravoltas, toques e até um furo de pneu no #50, que ficou fora do top-10.
O #83, com Robert Kubica, chegou em quarto, somando bons pontos. No entanto, apenas o carro #51 subiu ao pódio — e no degrau mais alto, para delírio da torcida.
Campeonato pega fogo rumo a Le Mans
Com duas etapas já realizadas na temporada 2025, a Ferrari lidera com folga entre os Construtores, abrindo 29 pontos de vantagem. No campeonato de pilotos, o trio do #51 lidera com 11 pontos sobre o #83 e 23 à frente do melhor time não pertencente à AF Corse.
A próxima etapa será em Spa-Francorchamps, na Bélgica, pista onde a Ferrari busca vingança após uma controversa bandeira vermelha em 2024. Se o ritmo atual se mantiver, a equipe chega com moral elevado e embalada para a prova mais importante do calendário: as 24 Horas de Le Mans.
“Queremos o título”, diz Calado
Após o pódio, James Calado foi direto ao falar dos objetivos da equipe:
“Foi uma das melhores vitórias da minha carreira. A corrida não foi simples, e a equipe foi impecável na estratégia. Queremos esse título mundial. Vencer em Le Mans é incrível, mas o foco é o campeonato — e estamos trabalhando muito para isso.”
Ferrari vive um novo momento
A Ferrari entrou em 2025 determinada a fazer história — e até aqui, está conseguindo. Num campeonato cada vez mais competitivo, vencer exige mais do que apenas um bom carro: exige execução perfeita, consistência e nervos de aço.
E se as duas primeiras corridas servem como termômetro, o 499P e seus pilotos estão prontos para brigar até o fim. O sonho do título mundial nunca esteve tão vivo para Maranello — e para os torcedores apaixonados pela Ferrari.