O Balanço de Performance (BoP) para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, terceira etapa da temporada 2025 do WEC, foi divulgado e trouxe mudanças significativas nos pesos e potências dos carros da classe Hipercarro. A Ferrari, líder do campeonato com vitórias no Catar e em Ímola, foi a mais impactada pelas alterações, enquanto a Aston Martin aparece como a maior beneficiada.
A equipe italiana, que domina o início da temporada, teve um acréscimo de 12 kg no peso mínimo, agora com 1057 kg. Além disso, perdeu 19 kW de potência em trechos de até 250 km/h, embora tenha recebido um leve aumento de 3,7% em velocidades acima desse limite.
Na outra ponta do ajuste, a Aston Martin vai para a etapa belga com 16 kg a menos no Valkyrie AMR-LMH, fixando o peso mínimo em 1035 kg. O carro também recebeu um incremento de 15 kW no estágio inicial de potência, atingindo os 520 kW permitidos — o máximo da categoria.
Outras equipes também sofreram mudanças importantes. A BMW, por exemplo, adicionou 7 kg ao seu M Hybrid V8, que agora pesa 1049 kg, e perdeu 10 kW de potência. Já a Toyota continua como o carro mais pesado da classe, com 1069 kg após receber mais 4 kg, além de perder 20 kW de potência.
A Porsche, que teve um desempenho discreto nas duas primeiras etapas, ganhou apenas 2 kg e teve uma perda de 9 kW no estágio inicial. O Peugeot 9X8 segue como o mais leve da categoria, com 1030 kg, mantendo os mesmos 520 kW de potência da etapa anterior, embora com redução de 3,7% acima dos 250 km/h.
Na LMGT3, BMW e Aston Martin também foram afetadas, com 11 kg e 10 kg adicionados, respectivamente. Já a Ferrari viu seu peso mínimo cair em 7 kg, passando a 1342 kg. O Corvette continua sendo o mais pesado, com 1370 kg.
Além das mudanças por modelo, o BoP trouxe lastros específicos com base no desempenho anterior. O Corvette #33, por exemplo, ganhou 36 kg. Os carros #59 (McLaren), #78 (Lexus) e #92 (Porsche) recebem 18 kg extras. Já o BMW #46, pilotado por Valentino Rossi, terá de carregar 12 kg adicionais.
As 6 Horas de Spa estão marcadas para acontecer entre os dias 8 e 10 de maio, e devem ser decisivas para o equilíbrio competitivo do campeonato. As alterações do BoP prometem esquentar ainda mais a disputa na tradicional pista belga.