A Lone Star Le Mans, disputada neste domingo (7) no Circuit of the Americas (COTA), foi uma das corridas mais caóticas da temporada 2025 do Mundial de Endurance (WEC). Com pista molhada, acidentes, punições e trocas constantes na liderança, a vitória geral ficou com a Porsche Penske #6, pilotada por Kévin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell, conquistando o primeiro triunfo do time no ano.
A Ferrari #50 (Miguel Molina, Nicklas Nielsen e Antonio Fuoco) terminou em segundo, seguida pela Peugeot #94 (Malthe Jakobsen, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne), que completou o pódio. A Ferrari #51, que liderou boa parte da corrida com Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado, foi prejudicada por um furo de pneu e fechou em quinto lugar.
Na classe LMGT3, a corrida parecia caminhar para a vitória do Ford #77 da Proton Competition, mas o carro perdeu rendimento nos minutos finais. A Ferrari #54 (Davide Rigon, Francesco Castellacci e Thomas Flohr) assumiu a liderança, porém recebeu uma punição de 5 segundos após toque no Ford. Com isso, o resultado final mudou: o McLaren #95 (Marino Sato, Sean Gelael e Darren Leung) herdou a vitória, o BMW #46 (Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Kelvin van der Linde) ficou em segundo e a Ferrari caiu para terceira.
O BMW #31 de Augusto Farfus, em parceria com Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy, cruzou em 4º na LMGT3, enquanto o Aston Martin #10 de Dudu Barrichello, Valentin Hasse-Clot e Derek DeBoer terminou em 11º.
Como foi a Lone Star Le Mans 2025
Antes mesmo da largada, a Peugeot #93 foi punida e caiu para o fim do grid por irregularidades nas luzes de chuva. A corrida começou sob safety-car devido à pista encharcada e à baixa visibilidade. Logo no início, Julien Andlauer rodou com o Porsche Penske #5, enquanto Philip Hanson (AF Corse #83) relatava pelo rádio que o traçado estava “um lago”.
Após quase uma hora de neutralização e confusões na comunicação entre direção e pilotos, a prova foi interrompida com bandeira vermelha. A Alpine #36 e Tom Gamble, no Aston Martin #007, rodaram sozinhos no mesmo trecho e foram parar na barreira de proteção.
Com a relargada, James Calado colocou a Ferrari #51 na frente, superando o carro da AF Corse #83. A corrida seguiu com disputas intensas, como a boa recuperação de Barrichello, que levou o Aston Martin #10 ao top-10 da LMGT3 em seu stint.
No pelotão principal, a Toyota #8 teve dificuldades com Brendon Hartley e caiu várias posições. Já o Cadillac #38, de Earl Bamber, apareceu em disputas acirradas no meio do grid. A Ferrari controlava a liderança, mas já sob pressão constante da Porsche Penske #6.
Nas últimas duas horas, o drama atingiu a Ferrari #51. Alessandro Pier Guidi furou o pneu após um toque quando brigava com Estre pela liderança. O problema fez o carro despencar no pelotão, abrindo caminho para a Porsche Penske #6 assumir a ponta.
Enquanto isso, a disputa pela segunda posição foi eletrizante: o Cadillac #12 chegou a ameaçar a Ferrari #50, mas Molina resistiu. Mais atrás, a Peugeot #94 de Vandoorne se destacou e conseguiu fechar no pódio.
Na LMGT3, a batalha foi ainda mais caótica nos minutos finais, com Ford #77, Ferrari #54, McLaren #95, BMW #46 e Porsche #92 brigando roda a roda pela vitória. A Ferrari cruzou em primeiro, mas a penalidade de 5 segundos mudou todo o resultado.
O WEC retorna entre 26 e 28 de setembro com as 6 Horas de Fuji, a penúltima etapa da temporada 2025.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
