A Alpine deixou as 24 Horas de Le Mans 2025 com sentimentos divididos. Embora tenha celebrado a resistência de seus dois protótipos até a bandeirada final, a equipe também acredita que um resultado entre os cinco primeiros estava ao alcance. Foi o que afirmou Philippe Sinault, chefe da operação francesa no Mundial de Endurance (WEC).
Com a desclassificação da Ferrari #50, os carros da Alpine finalizaram a prova em nona e décima posições. Apesar de ficarem longe da disputa pelo pódio, o saldo foi positivo em relação ao ano anterior, quando ambos os modelos A424 abandonaram a corrida nas primeiras seis horas.
“Nossos sentimentos são mistos”, explicou Sinault. “Por um lado, estamos muito satisfeitos por termos completado a corrida com os dois carros e pela confiabilidade demonstrada. Isso mostra o avanço do nosso projeto e a solidez do trabalho da equipe. Levar dois protótipos até o fim de Le Mans não é tarefa fácil, e fizemos isso com consistência.”
No entanto, a Alpine também acumulou contratempos ao longo da corrida. O carro #35 recebeu uma punição de drive-through após um contato de Paul-Loup Chatin com o Peugeot #94 de Loïc Duval. Já o #36 teve problemas quando Jules Gounon escapou da pista e ficou preso na brita, além de uma penalização aplicada a Mick Schumacher por excesso de velocidade nos boxes, o que comprometeu ainda mais o desempenho da equipe.
“Com base na performance que mostramos no final da prova, acreditamos que um top-5 era totalmente viável se não fossem os pequenos erros e incidentes. Nesta nova era do endurance, qualquer detalhe faz diferença. As margens são extremamente apertadas”, avaliou o chefe da equipe.
Apesar da frustração, Sinault vê pontos positivos. “Essa decepção é, na verdade, um bom sinal. Mostra nossa ambição e nos motiva a seguir evoluindo. Coletamos muitos dados importantes, e isso vai nos ajudar a crescer ainda mais nas próximas etapas.”
Agora, o foco da Alpine se volta para o próximo desafio no WEC, que será disputado no Brasil. “Teremos um cenário completamente diferente pela frente. Precisamos analisar com calma tudo o que aprendemos em Le Mans e nos preparar da melhor forma possível. Sabemos que ainda não estamos prontos para brigar pela vitória em Sarthe, mas nosso objetivo é claro: trabalhar para chegar lá”, concluiu.