O Mundial de Endurance (WEC) anunciou uma alteração importante no horário de largada da etapa inaugural da temporada de 2025, os 1812 km do Catar, que ocorrerá em 28 de fevereiro. Em respeito ao Ramadã, a competição foi ajustada para começar mais tarde, às 14h no horário local (8h em Brasília).
Inicialmente marcada para 12h (6h em Brasília), a mudança visa respeitar o período sagrado do calendário islâmico, quando os muçulmanos se abstêm de comer e beber do nascer ao pôr do sol. O novo horário permite que a corrida ocorra em maior parte durante o período noturno, quando o jejum já foi rompido, garantindo maior conforto para os praticantes da fé.
Mudanças no calendário e duração da prova
Com a alteração, a primeira prova do WEC 2025 se estenderá até mais tarde, com o limite de duração da corrida sendo de 10 horas. Portanto, a corrida poderá durar até meia-noite local (16h em Brasília), o que representa um ajuste significativo na logística da etapa, especialmente no contexto de suas exigências culturais e religiosas.
“O WEC respeita profundamente as considerações culturais e religiosas, e, em função do início do Ramadã, tomou a decisão de ajustar o horário da largada dos 1812 km do Catar”, declarou a organização da competição em um comunicado oficial.
Prova do Catar no WEC
Em 2024, o horário de largada dos 1812 km do Catar era ainda mais cedo: 11h locais (5h de Brasília), mas não havia coincidência com o Ramadã. Agora, com o ajuste, os fãs poderão acompanhar uma corrida mais noturna, mantendo a tradição de respeito aos preceitos islâmicos durante o mês sagrado.
O WEC 2025 começará com os 1812 km do Catar e, uma semana antes, realiza o Prólogo no mesmo local. A temporada, que contará com 8 etapas, incluirá corridas na Itália, Bélgica, França, Brasil, Estados Unidos, Japão e Bahrein.