A quinta etapa do FIA World Endurance Championship (WEC) está prestes a chegar em São Paulo. Com 36 carros confirmados e 101 pilotos inscritos, o evento Rolex 6 Horas de São Paulo, que será realizado de 11 a 13 de julho no Autódromo de Interlagos, promete fortes emoções para os fãs da velocidade.
Dividido entre as classes Hypercar e LMGT3, o grid trará representantes de todos os cinco continentes e 29 países, reforçando o status global da categoria. Entre os nomes de destaque estão Jenson Button, Robert Kubica, Mick Schumacher, Kevin Magnussen, Antonio Giovinazzi e o multicampeão das duas rodas, Valentino Rossi.
A categoria principal terá 18 carros inscritos, representando oito montadoras: Ferrari, Porsche, Toyota, Cadillac, BMW, Aston Martin, Alpine e Peugeot. No total, serão 47 pilotos competindo com máquinas de última geração. A corrida brasileira permitirá duplas e trios, e sete equipes escolheram alinhar apenas dois pilotos por carro.
Com 18 carros e 54 pilotos, a LMGT3 é palco de Dudu Barrichello, que dividirá o Aston Martin da Racing Spirit of Le Mans com Anthony McIntosh e Valentin Hasse Clot. Augusto Farfus, veterano do endurance, correrá com o BMW M4 GT3 da The Bend Team WRT ao lado de Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy.
Além dos brasileiros, a classe LMGT3 traz a equipe feminina Iron Dames, formada por Célia Martin, Rahel Frey e Michelle Gatting, e a estrela do motociclismo Valentino Rossi, que corre com a equipe WRT.
O evento terá 22 equipes representando sete países. Alemanha e Itália lideram com oito equipes cada, seguidas por França (7), EUA e Reino Unido (4 cada), Japão (2) e Bélgica (1).
Entre os pilotos, o Reino Unido domina com 16 nomes no grid, seguido por França (14) e Itália (11). Brasil, Argentina, África do Sul, Japão, EUA, Canadá, Austrália, Angola, Indonésia, Polônia, Noruega, Portugal e outros países também terão representantes na pista.
Números das 6 Horas de São Paulo:
Carros inscritos: 36 (18 Hypercars + 18 LMGT3)
Pilotos inscritos: 101 (47 Hypercars + 54 LMGT3)
Equipes participantes: 22
Países de origem dos times: 7
Nacionalidades de pilotos: 29
Marcas envolvidas:
Hypercar:
Porsche: 3 carros
Ferrari: 3
Toyota: 2
Cadillac: 2
Alpine: 2
BMW: 2
Peugeot: 2
Aston Martin: 2
LMGT3:
Porsche: 2 carros
Ferrari: 2
BMW: 2
Aston Martin: 2
Corvette: 2
McLaren: 2
Ford: 2
Lexus: 2
Mercedes: 2