A temporada 2025 da Fórmula 1 começou com muita emoção e grandes desafios no GP da Austrália, em Melbourne, com Lando Norris se destacando ao marcar o tempo mais rápido no primeiro treino livre. O piloto da McLaren cravou 1min17s252, conseguindo o melhor tempo nos minutos finais, superando Carlos Sainz, Charles Leclerc, Oscar Piastri e Max Verstappen. Lewis Hamilton, que faz sua estreia pela Ferrari, terminou apenas na 12ª posição.
O brasileiro Gabriel Bortoleto também teve sua estreia na F1, terminando seu primeiro treino livre em 15º lugar, à frente de Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe da Sauber, que ficou em 18º. O treino também foi interrompido por uma bandeira vermelha após Oliver Bearman, da Haas, bater na curva 11, o que fez a sessão ser interrompida para limpeza da pista.
No início do treino, os pilotos não perderam tempo, com 18 dos 20 competidores registrando tempos rápidos nos primeiros 10 minutos. Norris liderava com 1min18s253, seguido por Leclerc, que superou o tempo do britânico por 0,373 segundos. A bandeira vermelha foi acionada logo após, quando a brita invadiu o asfalto e causou um risco de acidente.
Quando a pista foi liberada, os pilotos aproveitaram a chance de melhorar seus tempos. Verstappen assumiu a liderança com 1min17s696, mas logo foi superado por Sainz, que marcou 1min17s401. A sessão foi interrompida novamente por causa do acidente de Bearman, e a ação só foi retomada com 11 minutos restantes. Com pneus macios, Bortoleto subiu para o 11º lugar, a 1s037 de Sainz, e o treino se encaminhou para seus minutos finais.
No fim, Norris cravou o tempo de 1min17s252, assumindo a liderança, enquanto Russell teve um susto, saindo da pista e quase batendo.
Charles Leclerc, da Ferrari, foi o mais rápido no segundo treino livre para o GP da Austrália de Fórmula 1, com um tempo de 1min16s439. O brasileiro Gabriel Bortoleto, representando a Sauber, registrou 1min17s847 e terminou em 18º na classificação.
A McLaren teve uma boa performance, com Oscar Piastri e Lando Norris completando o top 3, com tempos de 1min16s563 e 1min16s580, respectivamente. Lewis Hamilton finalizou a sessão em quinto, com 1min16s859.
A sessão foi marcada por um incidente entre Lando Norris e Liam Lawson logo no início, quando Lawson foi mais lento na saída dos boxes, atrapalhando Norris. A maioria dos pilotos optou por iniciar com pneus médios, exceto George Russell, da Mercedes, que utilizou pneus duros.
Oliver Bearman, da Haas, que havia batido no TL1, não conseguiu participar do TL2 devido aos danos no carro.
Nas primeiras voltas, Norris ficou à frente, mas logo foi superado por Yuki Tsunoda da Racing Bulls, e depois por Russell, que fez a melhor volta. Faltando 50 minutos para o fim da sessão, Carlos Sainz assumiu a liderança com 1min17s302.
Bortoleto, com seu tempo de 1min18s706, ficou à frente de seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg, que enfrentou problemas com o assoalho do carro. Enquanto isso, Russell, mesmo com pneus duros, fez uma boa volta e ficou muito próximo de Sainz. Pierre Gasly, da Alpine, teve um incidente ao travar as rodas e sair para a brita, reclamando dos freios de seu carro.
A 42 minutos do fim, Charles Leclerc fez a volta mais rápida até aquele momento, com 1min16s794, e logo em seguida, seu novo companheiro de equipe, Lewis Hamilton, subiu para a segunda posição.
Com a maior parte dos pilotos voltando aos boxes para ajustes, Tsunoda foi o primeiro a superar Leclerc, com 1min16s784, mas Norris respondeu, estabelecendo 1min16s580 com pneus macios.
Leclerc voltou a retomar a liderança, e Oscar Piastri, que havia melhorado seu tempo, subiu para a segunda posição, ficando entre os destaques da sessão. Aos 22 minutos finais, Hulkenberg subiu para a oitava posição, com 1min17s161, enquanto os pilotos se concentravam nas simulações de corrida.
A tabela de tempos finalizou com Leclerc no topo, seguido de Norris e Piastri, refletindo a competitividade e as expectativas para a corrida.