Belo Horizonte se prepara para sediar mais uma edição da Stock Car com o BH Stock Festival, que promete transformar a capital mineira em referência do automobilismo nacional entre os dias 15 e 17 de agosto de 2025. Em evento realizado nesta terça-feira (8), os organizadores Sérgio Sette Câmara e Emanuel Júnior anunciaram importantes novidades para a segunda edição do festival, que contará com a presença, pela primeira vez, da TCR South America Banco BRB.
A principal mudança envolve a nomeação oficial da etapa como Grande Prêmio Fuad Noman, em homenagem ao ex-prefeito da capital mineira e entusiasta da realização do evento, falecido recentemente. A renomeação reconhece a contribuição essencial de Fuad para a chegada da Stock Car à cidade em 2024.
Outro grande destaque é a estreia da categoria internacional TCR South America, conhecida como a “Libertadores do Automobilismo”. Com presença em mais de 30 países e regulamento padronizado, a TCR promete elevar ainda mais o nível técnico do evento com seus carros de turismo e pilotos de elite.
Mais estrutura, mais público
A organização promete melhorias em toda a estrutura. A esplanada do Mineirão terá novas arquibancadas, mais opções gastronômicas, espaço coberto com vista privilegiada da pista, e uma área VIP completamente renovada. Haverá também o setor Varanda Norte, acessibilidade reforçada para PCDs e reforço na sinalização. A expectativa é de atrair ainda mais turistas e superar o impacto econômico de R$ 250 milhões registrado em 2024.
Com transmissão para 171 países em cinco idiomas, o evento consolida BH como uma potência no calendário do automobilismo. A estreia em 2024 gerou 4 mil empregos, 75% de ocupação hoteleira e movimentou o comércio local, ganhando o apelido de “Mônaco Brasileira”.
Circuito urbano e desafios na pista
O circuito montado ao redor do Mineirão terá cerca de 3.200 metros e exigirá atenção máxima dos pilotos, com seus trechos de alta precisão e proximidade dos muros. O traçado contará com mais de 7 km de gradis e barreiras de segurança.
Nomes como Gabriel Casagrande, Nelson Piquet Jr. e o estreante Arthur Gama celebraram o retorno ao circuito urbano e destacaram o desafio técnico e a atmosfera única do evento. “Transformar uma cidade, ter bom asfalto, segurança e público, realmente é um desafio que nem todo mundo quer enfrentar, por isso, parabéns. Quando cheguei na cidade, no ano passado, parecia que era um minicircuito de Fórmula 1, então, realmente foi impressionante ver tudo o que aconteceu em 2024. O Brasil precisa de pistas diferentes, porque a gente tem cada dia menos autódromos. Então, ter um circuito desses faz uma diferença enorme para nós”, afirmou Piquet Jr.
O BH Stock Festival 2025 promete ser ainda maior, com mais atrações, novas categorias e a consolidação de BH como referência no automobilismo nacional.