A Sauber começou a temporada 2025 da Fórmula 1 de maneira positiva, conquistando um sétimo lugar no GP da Austrália com Nico Hülkenberg. O resultado superou toda a pontuação acumulada pela equipe em 2024, quando o melhor desempenho havia sido um oitavo lugar com Zhou Guanyu no Catar.
Apesar do bom início, a equipe suíça sabe que ainda há muito trabalho a ser feito. Um dos principais desafios do C45 tem sido a saída de frente, um problema evidenciado desde os testes de pré-temporada no Bahrein. No entanto, a Sauber já introduziu atualizações técnicas para minimizar essa limitação, especialmente na asa dianteira e nos sidepods.
A equipe apresentou novos componentes aerodinâmicos em Melbourne, incluindo a terceira versão diferente da asa dianteira. Duas das três lâminas da asa foram redesenhadas para melhorar o fluxo de ar e proporcionar mais equilíbrio ao carro. O impacto dessas mudanças foi imediato, reduzindo parte da saída de frente e melhorando o desempenho em diferentes setores da pista.
“Acho que as mudanças funcionaram, o que é ótimo. A asa dianteira, em particular, teve um ótimo desempenho. Resta saber se ajustamos o carro adequadamente com essas novas peças, porque acho que poderíamos ter feito um pouco mais com a dianteira, tanto na classificação quanto na corrida”, explicou Key. “Há algumas coisas que notamos na configuração que tiveram um impacto maior do que esperávamos. Felizmente, pudemos percebê-las e entender melhor o monoposto. Sabíamos que seria melhor com as novidades porque o carro foi projetado com essa asa dianteira e esse conceito de sidepods, que não tínhamos nos testes”
Desafios à frente: GP da China será o primeiro grande teste
Embora as atualizações tenham ajudado na Austrália, o GP da China será um grande desafio para a Sauber. O circuito de Xangai é conhecido por suas curvas de raio longo, que exigem um carro bem equilibrado e forte na dianteira. Se a equipe ainda estiver lutando contra a saída de frente, poderá sofrer dificuldades. Mesmo assim, Key acredita que o progresso da Sauber continuará nas próximas corridas, já que novas atualizações serão introduzidas a partir do GP do Japão.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 23 de março com o GP da China, onde a Sauber espera dar mais um passo no desenvolvimento do C45 e consolidar-se como uma força competitiva no meio do pelotão.
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